Sinceramente, a este novo visual do i30 parece um "irmão mais velho" do HB20, prefiro a versão anterior, tem mais estilo.
De recheio, o novo i30 traz na versão de R$ 75 mil itens como direção assistida elétrica com opção Flex Steer (três modos de dirigibilidade), sistema de controle remoto de travamento (keyless), piloto automático, faróis com acendimento automático, espelhos externos com rebatimento elétrico, controles do som no volante e sistema de navegação GPS.
Por R$ 10 mil extras, o carro oferece também teto solar, Bluetooth, couro nos bancos, no acabamento interno, no volante e na alavanca de câmbio, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado automático, duto de aquecimento traseiro e faróis de xenônio.
A grande novidade da nova geração do i30 para o Brasil é o motor Gamma bicombustível, desenvolvido para o Brasil e já usado no HB20, um carro consideravelmente menor, mais leve e mais barato.
O propulsor 4 cilindros, com comando duplo e abertura variável nas 16 válvulas, entrega potência máxima de 128 cavalos a 6.000 rpm.
São números menos interessantes que os robustos 145 cv do motor 2.0 do i30 de primeira geração. No entanto, este bebe apenas gasolina. Outra vantagem comparativa do trem-de-força do novo i30, ao menos na configuração automática, é a caixa de seis velocidades, duas a mais que a do modelo atual e com opção de trocas sequenciais, feitas diretamente pelo motorista.
Enfim, se mudar é preciso, que assim seja ! Mas as boas vendas que o modelo fez, será difícil manter!