Carroll Shelby, um dos nomes mais importantes dos mundos automotivo e
automobilístico, morreu na noite última quinta-feira (10), em Dallas
(Estados Unidos). Ex-piloto, Shelby abandonou as pistas em 1959, em
decorrência de problemas cardíacos. No mesmo ano, fundou a
Shelby-American (depois Carroll Shelby International) e se dedicou à
criação de carros esportivos que se tornariam ícones da indústria e das
pistas.
O primeiro surgiu da mistura de um roadster com formato de charuto e um
poderoso motor V8 da Ford: eis o Cobra. A partir dos anos 1960, Shelby
passaria a ser sinônimo, também, da preparação mais poderosa do Ford
Mustang.Tendo uma serpente ereta como símbolo máximo, substituindo o corcel
habitual, o Mustang Shelby ganhou sucessivas versões baseadas nas
diferentes gerações do muscle car até os dias atuais. O Shelby Cobra é um dos carros mais replicados do
mundo, com dezenas de fabricantes em todo o planeta produzindo
reproduções do clássico até os dias de hoje.
Outro fato marcante de sua carreira foi, como dono
de equipe, ter estado à frente das épicas vitórias da Ford nas 24 Horas
de Le Mans de 1966 e 1967, com o lendário Ford GT40. Seu currículo na
prova francesa é único: venceu como piloto (pela Aston Martin), como
construtor, com o Cobra e como dono de equipe (com o Ford GT). Shelby também desenvolveu séries especiais de carros
para a Chrysler, no início dos anos 80 (colaborou no desenvolvimento do
Viper, inspirado no Cobra), e principalmente para a Ford, com os
Mustang Shelby GT 500.
De origem modesta, Carrol Shelby era filho de
um carteiro da área rural do Texas. Durante a Segunda Guerra Mundial,
pilotou aviões para o exército americano, mas não chegou a ir para a
frente de batalha. Depois do conflito, teve uma transportadora,
trabalhou como operário em campos de petróleo e criou galinhas para
sobreviver.Sua entrada no automobilismo ocorreu só em 1952, aos
29 anos, vencendo suas duas primeiras corridas ao volante de um MG de
um amigo. Em 1956, ele ganhou 18 das 20 corridas em que participou nos
Estados Unidos e foi chamado por Enzo Ferrari, que lhe ofereceu o cargo
de piloto, mas nenhum salário.O episódio deve ter sido a raiz da lendária
inimizade entre as duas lendas do automobilismo, acirrada após as
vitórias do Cobra e do Ford GT.
Shelby guiou na Fórmula 1 por duas temporadas, em
1958 com um Maserati 250 F, em quatro corridas, e no ano seguinte com um
obsoleto Aston Martin com motor dianteiro, em outras quatro provas.Todo o sucesso que teve na vida nunca deslumbrou
Carrol Shelby. Sempre acessível, ele não se furtava a conversar com seus
inúmeros fãs ao comparecer nas pistas e salões de automóveis, sempre
pronto a tirar fotos e dar autógrafos.
O criador destes automóveis incríveis será sempre lembrado pela sua carreira de sucesso e incrível legado para os apaixonados por carros.
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