domingo, 24 de março de 2013

Novo Chevrolet Prisma 2013

 
 
 
 
 
 A Chevrolet ressucita o modelo Prisma com esta versão 2013. Do velho Prisma, só restou o nome, deste que seria teoricamente o sedã do novo modelo Onix.

O preço do sedã começa em R$ 34.990, e oferece, de série, desde a versão de entrada (a LT com motor 1.0; o Onix tem a mais básica ainda LS), direção hidráulica, freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição da força da frenagem), airbag duplo, sensor de estacionamento, coluna de direção com ajuste de altura, acendimento das luzes após o destravamento das portas e travamento automático das portas aos 15 km/h, chave canivete com abertura remota do porta-malas, banco do motorista regulável em altura, vidros elétricos dianteiros, alarme e protetor de cárter, além de para-choques na cor da carroceria e rodas de 14 polegadas (cobertas por calotas). Este pacote considerável tenta barrar um de seus concorrentes, o Hyundai HB20S 1.0 que oferece praticamente os mesmos ítens, mas com R$ 4,5 mil a mais no preço final.

Você pode incrementar o seu novo carro com mais alguns acessórios, como ar-condicionado e MyLink (juntos, eles custam R$ 3.500 extras). Caso você opte apenas pelo ar, o valor adicional é de R$ 2.200 (o MyLink custa R$ 1.300; não há desconto se levar os dois). A pintura metálica adiciona R$ 1.000 ao valor final do carro. São só cinco opções de cores: branco, preto, vermelho (sólidas), prata e cinza. 

O sistema MyLink  é intuitivo, apesar de confuso num primeiro contato. O GPS só funciona caso você tenha um aplicativo compatível com o sistema (BringGo) no seu celular, assim como os novos aplicativos TuneIn (que permite aos usuários sintonizarem, pela internet do celular, mais de 70 mil estações de rádio em todo o mundo) e Stitcher (que fornece aos passageiros, também pela internet, podcasts de vários canais de comunicação).
Internamente o Prisma tem acabamento refinado na medida do possível, mas com certeza muito melhor que o modelo antigo e bem mais ajustado. O espaço traseiro é ótimo para duas pessoas e razoável para três, já que o passageiro do meio perde o apoio de cabeça e tem de usar cinto sub-abdominal. No geral, um interior que agrada tanto quanto o da versão 1.4 , não há diferenças aparentes entre um e outro.

O motor SPE/4 1.0 é uma evolução do antigo VHC, que depois virou VHCE. Ele rende 80 cv e 9,8 kgfm de torque com etanol e 78 cv e 9,5 kgfm com gasolina. São quase os mesmos números que o motor de 1 litro e três cilindros do HB20 sedã, em resumo, o que dá para oferecer para um motor 1.0 e não espere bons rendimentos com o carro cheio, neste caso, o 1.4 seria a melhor opção para você.Na cidade, o Prisma faz 9,8 km/litro de etanol e  11,1 km/l na estrada (o ar-condicionado  ligado nos dois momentos). São medidas bem razoáveis para um carro 1.0.

O novo Prisma tem no mercado seus concorrentes diretos o Volkswagen Voyage, Fiat Grand Siena, hyunday HB20S e em último caso o Renault Logan (projeto velho para concorrer com as novidades). Sinceramente a "briga" fica entre o Prisma e HB20s se considerarmos as vendas de seus hatchies.



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