Revelado ao brasileiro durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2012, o novo Kia Cerato segue a estratégia de se distanciar ao máximo da geração anterior (como esta já fizera em relação à abominável geração antes dela) para tentar, enfim, decolar nas vendas e para isto está maior, mais largo, espaçoso e atraente.
Com vendas que se iniciam nesta semana (embora algumas lojas já tenham o carro há alguns dias), o novo Cerato chega por importação em duas versões nomeadas com os tradicionais códigos alfanuméricos da Kia, com os seguintes preços:
Kia Cerato E.244: R$ 67.400 : equipado com câmbio manual de seis marchas e freios a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras.
Kia Cerato E.294: R$ 71.900 : traz câmbio automático também de seis marchas, com opção de trocas sequenciais por paddle shift, três modos de condução (conforto, normal e esporte), sistema Eco e freios a disco nas quatro rodas.
O motor Gamma bicombustível, já equipava Cerato e Soul atuais, além dos primos Hyundai HB20 (em sua versão topo) e novo i30. A capacidade é de 1,6 litro, com 128 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque de 16,5 kgfm a 5.000 rpm (com etanol no tanque).
Entre os itens de série comuns aos dois pacotes, estão ar-condicionado de duas zonas, direção com assistência elétrica, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, acendimento automático de faróis, computador de bordo, controle eletrônico de velocidade, volante revestido de couro com ajustes de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste lombar elétrico (os demais acertos são manuais), retrovisor eletrocrômico e faróis e lanternas com LEDs. O sistema de som com rádio e tocador de CD é conhecido de outros modelos e inclui conexões USB/iPod e auxiliar, mas esquece do Bluetooth para celulares. As rodas de liga têm 16 polegadas e pneus 205/60. Na segurança, os já básicos airbag duplo frontal e freios com ABS.
Com 4,56 metros de comprimento (3 cm mais longo que o anterior) e, principalmente, 2,70 m de entre-eixos (5 cm maior), o novo Cerato tem ainda extremidades mais parrudas, com faróis enormes, capô volumoso e traseira curta, mas bojuda. O porta-malas tem 421 litros de capacidade.
Segundo a Kia, o Cerato agora é "maior que Hyundai Elantra, Honda Civic, Toyota Corolla e Volkswagen Jetta", rivais assumidos (é um exagero dizer que ele é rival). De estilo bem próximo ao Cerato, o argentino Renault Fluence foi esquecido na comparação. É preciso dizer, ainda, que todos os rivais citados possuem motorização maior (ao menos como opção); o primo-irmão Elantra, com que o Cerato compartilha a plataforma, também passa a ser importado com motor flex, mas de 2 litros, a preço absurdamente maior (acima dos R$ 90 mil).
Em 2012 inteiro, foram emplacadas 7.703 unidades do Cerato no Brasil, segundo dados da Fenabrave (associação das distribuidoras). Com isso, entre os sedãs médios, ficou atrás de modelos ainda menos modernos que a geração do Kia ora aposentada como Nissan Sentra e Fiat Linea. A paulada tributária nas importações, cujo impacto foi sentido especialmente pela marca sul-coreana, tem parte da culpa nisso.
Resumo da obra? um bom sedã, mas muito caro, deste jeito será difícil concorrer no mercado com carros bem melhores e com valores não tão distantes.
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