A segunda geração foi introduzida em abril de 1996, no Brasil, com motorizações 2.0 l 8v (versão GL e GLS) e 16v (CD). Em 1998 chegavam o 2.2 l 8v (GL e GLS) e o 2.2 l 16V (CD). Chegou a ser o sedã mais vendido entre 1996 a 1998, juntamente com o Honda Civic.
A versão de 2.0 l 8V foi "ressuscitada" em 2003, aproveitando incentivos fiscais aos carros de até 2.0 l. A última versão do carro, produzida em 2005, foi denominada de Vectra Collection e tinha apenas o motor de 2,0 l 8v.
O Vectra atual, lançado no Brasil em outubro de 2005, chegou ao mercado nas versões Elegance e Elite. O motor 2.0 l 8v de 121/128 cv (G/A) e 18.3/19.6 mkgf (G/A) se tornou padrão para a versão Elegance, enquanto o motor 2.4 l 16v de 146/150 cv (G/A) equipa a versão Elite (mais luxuosa), sendo que esta ganhou em 2008 a opção do motor 2.0 l 8v de 121/128 cv (G/A) e 18.3/19.6 mkgf (G/A), o mesmo que equipa a versão Elegance. Ambos os motores podem ser abastecidos com álcool e gasolina, sistema denominado de Flex Power. Posteriormente ganhou a opção de acabamento Expression, com motor 2.0 l 8v, simplificada e sem grande parte dos acessórios de luxo das outras versões como por exemplo: rodas de liga leve (no Expression elas são aro 15, de aço com calotas), ar condicionado digital(no Expression ele é manual), com um preço muito competitivo diante de outros carros médios da mesma categoria.
Em fevereiro de 2009 foi lançado o Vectra "Next Edition", uma reestilização sobre o desenho da terceira geração. O novo modelo ganhou alterações no propulsor que passou a desenvolver 140 cvs quando abastecido com álcool, além de ter ficado 7% mais econômico segundo a GM. Os revestimentos tiveram as padronagens alteradas e o acabamento recebeu mais atenção. Embora tenha havido um retrocesso com a eliminação do duto de ar condicionado para banco traseiro, sua retirada foi necessária para o aumento do número de porta-objetos no veículo. Já o motor 2.4 16v saiu de linha em 2009 porque a GM não considerou vantajoso submetê-lo às mesmas alterações pelas quais passou o 2.0 8v para adequação de seus índices de emissão de poluentes da norma L5 do Proconve. Contribui para essa decisão a alíquota de imposto mais alta para veículos com cilindrada acima de 2 litros e a baixa procura pela versão mais potente.
Com anos de história como um dos mais desejados automóveis da indústria nacional, e uma marca que já se solidificou no mercado como sinônimo de luxo de tecnologia, o Vectra continua sendo um dos grandes produtos da Chevrolet do Brasil. Seu sucesso é comprovado pelas constantes alterações mal-intencionadas nesse artigo, óbvia confirmação do quanto incomoda a trajetória de sucesso do Chevrolet Vectra. O modelo sai de linha em 2011 para dar lugar ao Chevrolet Cruze, e como aconteceu em 2005 o modelo terá a série especial Collection com apenas 2 mil unidades fabricadas,a última série especial do Vectra. O Collection vem na cor metálica Verde Lotus,bancos de couro com o nome da edição limitada, logotipos alusivos à versão nas laterais e manual do proprietário com capa de couro numerada entre 0001 e 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário