A Toyota lançou o modelo IQ, emite 99g de CO2 por KM, com menos de 3 metros de comprimento, o mini-carro promete conquistar os motoristas preocupados com o meio ambiente, além de ser prático no trânsito.
A GM apresentou o Cadillac Provoq, com muita tecnologia e luxo, ele tem bateria solar no teto e tomadas nas laterais, facilitando assim as recargas. A Gm pretende introduzir o mais rápido possível esta nova tecnologia em toda a sua linha.
Outras montadoras como a Daimler anunciou para 2008 o primeiro Mercedes híbrido gasolina-elétrico, o S400. Apresentou no evento 78a.edição do Salão de automóveis de Genebra, um protótipo híbrido diesel do modelo 4x4 GLK. A BMW também apresentou uma nova tendência, toda sua frota tinha estampado lateral as emissões de CO2, dando assim a opção do comprador preocupado com a ecologia, adiquirir o carro com menor emissão.
Este é o caso da Pininfarina, que possui um protótipo com tendência futurísticas com um motor em cada roda, com baterias de íons de lítio combinadas com hidrogênio que pode ser gerado a partir de gasolina, etanol, biodiesel ou petrodiesel. Suas baterias recebem energia reciclada nos momentos de frenagem, e ainda água reciclada do sistema de escapamento. Tem autonomia de 500km garantida pelo tanque de aproximadamente 25 litros e emite 78gramas de co2\km.
Vá se acostumando, se hoje ao comprar um carro, você pergunta quantos km\lt ele faz, logo estará perguntando quantos CO2\km ele produz.
Anderson Barros