terça-feira, 10 de julho de 2012

Renault Clio 2013 motor 0.9 turbo

 
 
 
A Renault apresentou nesta terça-feira (3) a quarta geração do Clio, carro compacto que é seu maior sucesso na Europa. Além de trazer um visual completamente novo, que segue a nova escola de estilo da marca francesa (já esboçada nos conceitos Zoe e DeZir e inaugurada no facelift do Twingo), o carro estreia um intrigante motor de apenas 0,9 litro, com três cilindros e turbocompressor. Os preços não foram anunciados.
O carro de produção, que concorre com modelos como Volkswagen Polo (best-seller na Europa) e Ford New Fiesta, será mostrado no Salão de Paris, em outubro, e por ora não há a menor chance de ele ser vendido no Brasil e sua fabricação acontece na França e na Turquia; entre nós, a Renault optou por fazer do romeno Sandero seu carro de volume.
Além do estilo mais fluido e musculoso (obsessão dos atuais desenhistas de carros), o novo Clio aposta suas fichas em três motorizações que radicalizam o conceito de downsizing (tamanho menor, performance maior).
O primeiro deles é o Energy TCe 90, a gasolina. Turbocomprimido, ele trabalha com apenas três cilindros e  heresia para o atual mercado brasileiro fica abaixo da linha do 1.0: sua capacidade cúbica é de 900 cm³. Seria um carro 0.9 ( estou imaginando o adesivo na lataria do carro)rs
No entanto, a Renault garante que esse propulsor tem performance correspondente à de um 1,4 litro, e mostra números para provar isso: são 90 cavalos de potência a 5.000 rpm e um impressionante torque de 13,7 kgfm a 2.500 rpm, sendo que 90% dele já está disponível a 1.650 rpm. A relação de marchas mais longa, sempre de acordo com a Renault, permitiria um consumo de cerca de 23 km/litro de gasolina.
Há uma segunda opção de motor a gasolina, o TCe 120, com injeção direta e câmbio automatizado de seis velocidades com dupla embreagem. Este trem-de-força ainda está sendo homologado e vai equipar em 2013 as versões mais caras do novo Clio. A capacidade é de 1,2 litro, com potência de 120 cavalos e 19,4 kgfm de torque já a 1.750 rpm.
O terceiro motor é a diesel, denominado dCi 90. Ele também entrega 90 cv, mas o torque vai a 22,4 kgfm em 1.750 giros. O consumo prometido pela Renault é de cair o queixo: 31,25 km/l. Os três propulsores têm emissões de CO2 abaixo dos 100 g/km.
Enquanto isto aqui no Brasil, continuamos com as carroças ultrapassadas que continuam sendo vendidas ou então as atualizações com valores 3 vezes maiores do que em outros países vizinhos...