sexta-feira, 22 de julho de 2011

Fim do Chevrolet Vectra - (1993-2011)






O Vectra chegou ao Brasil em 1993 com a missão de substituir o Monza, mas acabou sendo comercializado a um patamar mais elevado. No início contava com motores 2.0 l de 8 e 16 válvulas, este último exclusivo da versão GSI, esportiva, enquanto as versões GLS e CD (top) ficavam com a motorização 2.0 l de 8v.
A segunda geração foi introduzida em abril de 1996, no Brasil, com motorizações 2.0 l 8v (versão GL e GLS) e 16v (CD). Em 1998 chegavam o 2.2 l 8v (GL e GLS) e o 2.2 l 16V (CD). Chegou a ser o sedã mais vendido entre 1996 a 1998, juntamente com o Honda Civic.
A versão de 2.0 l 8V foi "ressuscitada" em 2003, aproveitando incentivos fiscais aos carros de até 2.0 l. A última versão do carro, produzida em 2005, foi denominada de Vectra Collection e tinha apenas o motor de 2,0 l 8v.
O Vectra atual, lançado no Brasil em outubro de 2005, chegou ao mercado nas versões Elegance e Elite. O motor 2.0 l 8v de 121/128 cv (G/A) e 18.3/19.6 mkgf (G/A) se tornou padrão para a versão Elegance, enquanto o motor 2.4 l 16v de 146/150 cv (G/A) equipa a versão Elite (mais luxuosa), sendo que esta ganhou em 2008 a opção do motor 2.0 l 8v de 121/128 cv (G/A) e 18.3/19.6 mkgf (G/A), o mesmo que equipa a versão Elegance. Ambos os motores podem ser abastecidos com álcool e gasolina, sistema denominado de Flex Power. Posteriormente ganhou a opção de acabamento Expression, com motor 2.0 l 8v, simplificada e sem grande parte dos acessórios de luxo das outras versões como por exemplo: rodas de liga leve (no Expression elas são aro 15, de aço com calotas), ar condicionado digital(no Expression ele é manual), com um preço muito competitivo diante de outros carros médios da mesma categoria.

Em fevereiro de 2009 foi lançado o Vectra "Next Edition", uma reestilização sobre o desenho da terceira geração. O novo modelo ganhou alterações no propulsor que passou a desenvolver 140 cvs quando abastecido com álcool, além de ter ficado 7% mais econômico segundo a GM. Os revestimentos tiveram as padronagens alteradas e o acabamento recebeu mais atenção. Embora tenha havido um retrocesso com a eliminação do duto de ar condicionado para banco traseiro, sua retirada foi necessária para o aumento do número de porta-objetos no veículo. Já o motor 2.4 16v saiu de linha em 2009 porque a GM não considerou vantajoso submetê-lo às mesmas alterações pelas quais passou o 2.0 8v para adequação de seus índices de emissão de poluentes da norma L5 do Proconve. Contribui para essa decisão a alíquota de imposto mais alta para veículos com cilindrada acima de 2 litros e a baixa procura pela versão mais potente.

Com anos de história como um dos mais desejados automóveis da indústria nacional, e uma marca que já se solidificou no mercado como sinônimo de luxo de tecnologia, o Vectra continua sendo um dos grandes produtos da Chevrolet do Brasil. Seu sucesso é comprovado pelas constantes alterações mal-intencionadas nesse artigo, óbvia confirmação do quanto incomoda a trajetória de sucesso do Chevrolet Vectra. O modelo sai de linha em 2011 para dar lugar ao Chevrolet Cruze, e como aconteceu em 2005 o modelo terá a série especial Collection com apenas 2 mil unidades fabricadas,a última série especial do Vectra. O Collection vem na cor metálica Verde Lotus,bancos de couro com o nome da edição limitada, logotipos alusivos à versão nas laterais e manual do proprietário com capa de couro numerada entre 0001 e 2000.


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Volkswagen Beetle (2012) - mais esportivo do que nunca








Agora o New Beetle ficou mais "parecido" com um fusca e muito mais esportivo, principalmente com o motor turbo 2.0 TSI de 200 cv. A Volkswagen usou mais superfícies planas que podem vir pintadas na cor da carroceria ou cobertas por imitação de fibra de carbono. O pequeno porta-luvas no alto do painel também remete diretamente ao Fusca original, assim como as alças nas colunas laterais. O volante ganhou um desenho exclusivo, assim como o sistema multimídia com tela sensível ao toque e navegação por GPS. O som teve a qualidade aprimorada, com a assinatura dos especialistas em instrumentos musicais e amplificadores da Fender. Entre os equipamentos opcionais estão partida por botão e bancos em couro de dois tons. O carro é um quatro lugares (se forem anões), mas com muito mais espaço para os ocupantes traseiros devido à curvatura do teto menos arqueada que no New Beetle, sofrível nesse aspecto.
No mercado mexicano serão oferecidos praticamente dois carros diferentes, como já acontece com o novo Jetta vendido no Brasil. Os Beetle e Beetle Sport mais simples usarão o cinco cilindros 2.5 litros de 170 cv acoplado ao câmbio manual de cinco marchas ou a um automático de seis. A suspensão traseira também é por eixo semi-rígido e os mais baratos terão até mesmo freios traseiros a tambor. Enquanto o Beetle Turbo se mostra a cereja do bolo alemão. A versão topo vem com o 2.0 TSI de 200 cv e câmbio manual ou o ótimo DSG de seis marchas. A suspensão traseira adota um sofisticado arranjo multilink e a direção tem assistência eletrohidráulica com relações mais rápidas. Além disso, uma pequena caixa de ressonância instalada no alto do painel, próximo ao parabrisas, amplifica o ronco do motor, que parece até mais forte do que é, aos ouvidos dos ocupantes.

A Volkswagen ainda cogita adotar as nomenclaturas locais para o Beetle, como Vocho no México - onde também é popularmente conhecido como Escarabajo, ou besouro na língua hispânica -, Fusca no Brasil ou mesmo Käfer na Alemanha.
O Beetle 2012 chegará às concessionárias mexicanas até o começo de agosto com preços a partir do equivalente a R$ 32.100 para o Beetle, R$ 34.700 para o Beetle Sport, que adiciona o sistema de som touchscreen, freios a disco atrás e teto solar panorâmico, e chega aos R$ 42.800 para o Beetle Turbo, com o pacote topo de linha, de visual e mecânica esportiva e grande dotação de equipamentos. Agora voltando a realidade brazuca, coloca 90% em cima destes preços que provelmente será o valor ofertado para nós "ricos brasileiros e brasileiras" .

P.S. A primeira foto (vermelho) eu "rebaixei e filmei"!!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Chevrolet Sonic Sedan (2012)






A Chevrolet podia muito bem produzir esta beleza aqui não ? O Sonic foi mostrado na 2011 North American International Auto Show, com motor 1.4L turbo com estimados 138cv para apimentar o pequeno sedan. Com rodas aro 17, tela de LCD, o painel lembra o mostrador de uma moto esportiva. Poderá ter a opção de motor 1.8 além de tranmissão automática. Nos EUA o preço estimado será de $25.000,00 e por um tremendo milagre para que seja comercializado aqui, na mesma cotação sairia por cerca de R$ 45.000,00 com nossos impostos.