quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ford EcoSport Titanium 2013, agora é oficial!!


 
 
 
 
 
 
 
Foram divulgadas as fotos da nova Ecosport 2013, já haviam flagado algumas transitando pelo Brasil e que será lançada segundo algumas informações, em Julho. O modelo é baseado na nova plataforma global compacta da Ford, usada no New Fiesta. No Brasil, o jipinho deve trazer sob o capô o motor Sigma 1.6, fabricado no país, além de um 2.0 para as versões mais caras. O carro mostrado na China tem bloco EcoBoost 1.0, dotado de sobrealimentação, mas este não será disponibilizado no Brasil (novidade?).
Entre outros equipamentos, o novo EcoSport tem ao menos na versão Titanium , rodas de liga aro 16, partida sem chave, direção elétrica, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento, airbag duplo, freios com ABS (antitravamento), controle eletrônico de estabilidade e assistência de partida em aclives. O sistema de interatividade SYNC é outro destaque. O estepe continua fixado na porta traseira, cuja abertura se dá por uma maçaneta engenhosamente "camuflada" junto à luz de ré. O modelo foi praticamente desenvolvido pelo centro de desenvolvimento do Brasil sairá da linha de montagem de Camaçari e será fabricado também na China e na Índia, e vendido em cerca de 100 países.

domingo, 24 de junho de 2012

Ecofusca - Fusca 100% elétrico!

 
 
 
 
Realmente o povo brasileiro é muito criativo, mas também não conta com apoio algum para dar andamento em seus experimentos!! A parceria entre um mecânico e um analista de sistemas do Amazonas, resultou no primeiro fusca elétrico que se tem notícia (pelo menos para mim) no Brasil, o Ecofusca. O fusca ano 86 "roda" pelas ruas da cidade sem fazer qualquer barulho, e chama a atenção de todos por onde passa. A autonomia é de cerca de 200km com uma carga de 5 horas, e em testes, a velocidade constatada foi de 160km\h, um ótimo desempenho. Grande parte das peças utilizadas foram importadas dos EUA e China, na conta dos donos do projeto, foram gastos cerca de 30 mil dólares!
Mais o projeto não acabou, receberá um computador de bordo, com um software próprio, o “Elition” ,com o software é possível limitar a velocidade do carro, configurar a voltagem da bateria, monitorar a carga de energia, entre outras coisas”, explica Eduardo. O veículo também deverá ser dotado de tecnologia 3G. O painel original do carro também deverá ser adaptado, assim como a iluminação externa que deverá receber faróis de LED.
A mais de 6 meses que este fusca não sabe o que é posto de gasolina, já que é totalmente elétrico, só fica plugado na tomada e eles estimam que gastam cerca de R$ 5 por mês para abastecer as baterias.
Isto prova que temos tecnologias acessíveis desenvolvidas por brasileiros, mas que requerem investimento para serem produziadas em larga escala, mas não é de interesse dos nossos governantes. A intenção deles, é mostrar que qualquer motor a combustão pode ser convertido para elétrico.
Se quiserem saber mais sobre o Ecofusca ou vê-lo em ação, acesse o site do projeto http://www.ecofusca.com.br/