quinta-feira, 25 de abril de 2013

Hyundai HB20S a partir de R$ 39.495,00!!

 
 
 
 
 O Hyundai HB20S foi revelado aos poucos pelas revistas especializadas, que antes do lançamento, tiravam fotos do modelo ainda camuflado. O lançamento do Hyundai HB20S foi feito oficialmente nos dias 3 e 4 de março, em Foz do Iguaçu no Paraná, pouco mais de uma semana do lançamento de seu concorrente Chevrolet Novo Prisma. A fábrica da Hyundai de Piracicaba já estava preparadíssima, e a marca já pensa em expandir, abrindo um terceiro turno, tudo para garantir o enorme sucesso de vendas que o Hyundai HB 20 está tendo e disponível para vendas desde dia 20 de Abril.

Assim como os outros, o Hyundai HB20S também levou em torno de três anos para ser projetado e executado, trazendo um novo patamar de excelência em qualidade de materiais e montagem nunca vista antes em um hatch de entrada. O "pequeno" sedã ficou com linhas suaves, lembra os sedãs de luxo guardadas as devidas proporções.
Ao reparar em um Hyundai HB20S de frente, pode-se até confundi-lo com um HB20, já que os modelos são idênticos até as portas traseiras, depois desse ponto é que o HB20S ganha identidade própria. Sua traseira é curta e alta, dando impressão de um carro bem maior, e em conjunto com o vidro traseiro bastante inclinado, o deixa com um aspecto de coupe, mesmo não sendo um.

Diferente do que se pensava, as lanternas traseiras do HB20S não são idênticas as do HB20. O estilo é o mesmo, com a lanterna indo da lateral e invadindo a tampa traseira, mas é pouco mais grossa na parte da tampa do porta malas. Mas não se engane, mesmo com a traseira curta, o porta-malas do Hyundai HB20S terá um belo incremento em seu tamanho, com muitos litros, ideal para levar toda a bagagem extra de sua família. A placa será incorporada a tampa do porta-malas, assim como um pedaço das lanternas traseiras. Um friso cromado na parte baixa da tampa deve cuidar para que o HB20S passe uma impressão mais sofisticada.

Em seu interior, o Hyundai HB20S traz um design semelhante aos modelos top de linha da marca como Hyundai Sonata. Citar os detalhes do interior do Hyundai HB20S é imprescindível, já que o modelo conta com console central com sistema de som integrado com entrada para MP3, cabo auxiliar, CD Player e nos modelos mais caros conexão bluetooth, saídas de ar verticais, ar-condicionado analógico. Outros destaques são as bordas cromadas no painel, volante revestido em couro com ótima pegada, controle do sistema de som no volante, computador de bordo e outros detalhes pontuais.
O único ganho de metragem em comparação ao HB20 foi no comprimento, que possui 4,23 metros. As demais dimensões continuam inalteradas, com 2,5 metros de entre eixos, 1,47 metros de altura e 1,68 metros de largura. Esses 33 centímetros extras são especialmente para o porta malas, que transporta até 450 litros de bagagem, menos que os concorrentes Volkswagen Voyage (480 litros) e Novo Prisma (500 litros).

O tanque de combustível tem capacidade para 50 litros,o consumo do HB20S está dentro da expectativa, faz 7,8 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada utilizando etanol, e 11,5 km/l na cidade e 14,4 na estrada utilizando gasolina.No fim das contas poderá rodar até 485 km com etanol e 720 km com gasolina na estrada, claro que essa média pode variar de acordo com o motorista e condições da pista.
As versões do HB20S.

Para conseguir atingir uma grande quantidade de consumidores, o Hyundai HB20S tem em sete versões, menos versões que o HB20, mas ainda assim contanto com os propulsores de 1 e 1.6 litros.
Desde a versão HB20S 1.0 Comfort Plus se pode contar com itens como ar-condicionado, direção hidráulica, airbag para motorista e passageiro, sistema de som com CD Player com MP3, entrada USB e bluetooh, volante multifunção com controles do sistema de rádio, chave canivete, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo com seis funções, padrão isofix para cadeirinhas e outros.
Na segunda opção seguindo a tabela de preços, temos o HB20S 1.0 Comfort Style, que vem com os itens citados acima e mais freios ABS com EDB, retrovisores com repetidores de seta e elétricos, rodas de liga leve de 14 polegadas e faróis de neblina.

Já no modelo top de linha, intitulado Hyundai HB20S 1.6 Premium, oferece itens como apoio de braço para o motorista, sensor crepuscular, sensor de estacionamento traseiro, câmbio e volante revestidos em couro, rodas de liga leve de 15 polegadas, além do câmbio manual de quatro marchas.

Hyundai HB20S 1.0 Comfort Plus 2013 Manual – R$ 39.495,00
Hyundai HB20S 1.0 Comfort Style 2013 Manual – R$ 42.675
Hyundai HB20S 1.6 Comfort Plus 2013 Manual – R$ 44.995
Hyundai HB20S 1.6 Comfort Style 2013 Manual – R$ 48.175
Hyundai HB20S 1.6 Comfort Style 2013 Automático – R$ 51.375
Hyundai HB20S 1.6 Premium 2013 Manual – R$ 50.795
Hyundai HB20S 1.6 Premium 2013 Automático – R$ 53.995

Sendo assim, o HB 20S acrescenta até R$ 3 mil em cada versão, se comparado ao modelo HB 20 original respectivo. Aposta da Hyundai para os consumidores  que procuram um carro para viajar com a família ou apenas se deslocar dentro da cidade com conforto, tendo como rivais no mercado  Chevrolet Novo Prisma, Volkswagen Voyage, Fiat Grand Siena, Nissan Versa, Toyota Etios Sedã, Renault Logan, e os já quase esquecidos Peugeot 207 Passion e Ford Fiesta Sedã. 

Pena ter um valor elevado em relação aos concorrentes, mesmo tendo atributos que contem muito ao seu favor. Contra o HB20s tem uma fila de espera de 90 dias, sendo que consumidores já reservaram os seus desde o lançamento das vendas no último dia 20. Enfim, um belo carro, mas que para variar, tem preço elevado, contando justamente com a euforia do mercado em relação ao HB20 e a novidade do HB20S.

domingo, 21 de abril de 2013

Ford New Fiesta 1.5 e 1.6 a partir de R$ 38.990,00

 


A Ford apresenta oficialmente todos os detalhes da gama do New Fiesta nacional, que começa a ser distribuído às revendas em maio. O compacto global da marca, que chegava do México via importação, agora é feito em São Bernardo do Campo (SP), após investimento de R$ 800 milhões na fábrica local.
A meta para o hatch é chegar à liderança do sub-segmento dos compactos com motor acima de 1 litro. Na lista de rivais oferecida pela própria Ford, constam Toyota Etios, Chevrolet Onix e Agile, Citroën C3, Renault Sandero, Fiat Palio e Punto, Volkswagen Gol e Fox e Hyundai HB20, cujos propulsores variam de 1,3 a 1,6 litro. Os do New Fiesta são de 1,5 e 1,6 litro.
Para ficar à frente de todos eles, o carro da Ford terá de emplacar pelo menos 6 mil unidades por mês (em 2012, o mundo comprou 600 mil New Fiesta). No Brasil, a fabricante americana segue ameaçada de perder o quarto lugar nas vendas de veículos novos. Antes, a incomodava apenas a Renault, mas agora há também a Hyundai. A vantagem da Ford é de cerca de 3 pontos percentuais sobre a quinta colocada.
RECHEIO E PREÇOS
A gama do New Fiesta agora compreende três versões, ante apenas uma do carro mexicano. Duas delas podem receber a transmissão de dupla embreagem Powershift, de seis marchas (R$ 3.500 extras). A Ford insiste em descrevê-la como "automática", apesar da ausência do conversor de torque. Nas apresentações técnicas à imprensa, fica claro que não há nenhuma vontade em se estender sobre o tema , assim como também é óbvio que a concorrência, por usar os polêmicos automatizados I-Motion e Dualogic (Volkswagen e Fiat), ou automáticos de apenas quatro marchas (Peugeot, Citroën e Hyundai), facilita as coisas para a Ford quando a questão é comparar.
Segue a gama completa do New Fiesta, com preços (muito semelhantes aos de C3 e 208) e principais dados técnicos e equipamentos:
NEW FIESTA S 1.5 M/T - R$ 38.990
Estreia do motor Sigma de 1,5 litro, bicombustível, de 111 cavalos (etanol), com sistema Easy Start (aquecimento elétrico do combustível para partida em dias frios). O câmbio é manual de cinco marchas. Principais itens de série: ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, retrovisores elétricos, freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de força), airbags frontais, MyConnection (sistema de som com entrada USB e Bluetooth) e rodas de aço de 15 polegadas com calotas integrais. Em todas as versões, os freios são a disco à frente e a tambor na traseira.
NEW FIESTA SE 1.5 M/T - R$ 42.490
Acrescenta luzes de neblina e rodas de liga-leve (também de 15 polegadas), além de itens estéticos na cabine
NEW FIESTA SE 1.6 M/T - R$ 45.490
Com o motor Sigma TiVCT de 1,6 litro, dotado de variação na abertura de válvulas e pacote de economia de combustível (óleo menos viscoso, peças grafitadas etc.); a potência é de 130/125 cv (etanol/gasolina), com 16/15,4 kgfm de torque (a 5.000 e 4.250 rpm). Principais itens de série: acrescenta o pacote AdvanceTrac, com ESC (controle de estabilidade), TCS (controle de tração) e HLA (assistente de rampa; também já recebe ar-condicionado digital, controles de áudio no volante, vidros elétricos traseiros e sistema SYNC com comandos de voz em português.
NEW FIESTA SE 1.6 POWERSHIFT - R$ 48.990
NEW FIESTA TITANIUM 1.6 M/T - R$ 51.490
Acrescenta cinco airbags (de joelho, par de laterais e par de cortina), revestimento de couro nos bancos e volante (parcial neste), sensores de chuva, de luz e de estacionamento, retrovisor eletrocrômico e cruise control.
NEW FIESTA TITANIUM 1.6 POWERSHIFT - R$ 54.990
A garantia do modelo é de três anos, e a Ford afirma que a contratação de seguro de determinada bandeira, cesta de peças e revisões até 60 mil km têm preços e condições especiais, melhores que os da concorrência.

COMO É O CARRO ?
 Com 1,5 litro, ele provavelmente foi criado para ser o primeiro degrau na escada de opções da Ford global-brasileira, que deve aposentar a gama Rocam até o final de 2015. O EcoBoost 3-cilindros de 1 litro, usado no EcoSport estrangeiro, entrega mais potência do que esse Sigma.
Também é importante notar que o Sigma de 1,6 litro recalibrado e melhorado ganhou interessantes 15 cv de potência em relação ao New Fiesta mexicano, mas descartou 0,2/0,4 kgfm de torque. É pouco, mas o que sempre se espera de um motor renovado é um ganho de força; jamais qualquer perda (o torque faz diferença nas arrancadas e retomadas). Em todo caso, o Sigma TiVCT acoplado à transmissão Powershift recebeu do Inmetro nota A de consumo, cravando 7,9/9,9 km/l com etanol e 11,4/13,9 km/l com gasolina (cidade/estrada).
O New Fiesta nacional chega com o facelift apresentado no Salão de Paris de 2012, que o alinhou ao design Kinetic 2.0 (cuja melhor tradução é o Fusion atual); a enorme grade trapezoidal que domina a dianteira é a assinatura visual do estilo. O capô ganhou dois vincos longitudinais, e as luzes de neblina, quando presentes, são redondas (sumiu para sempre o filete diurno de LED).
A traseira mudou pouquíssimo. A parte inferior do parachoque (em plástico preto que parece menos robusto que o do New Fiesta mexicano) apresentava ligeira deformação perto da saída de escapamento. Vimos isso em outros carros de teste também. O New Fiesta brasileiro tem apenas um cano, ante dois, paralelos, no mexicano (o que ajuda a "descentralizar" o calor).
O New Fiesta é um carro bonito (talvez um dos mais bonitos à venda no país), de linhas contemporâneas e fluidas. O facelift o melhorou,no entanto, quando o modelo estreou no Brasil, em 2011, não existiam HB20 e Onix, nem a nova geração do C3 , isso para citar apenas carros apontados como concorrentes do New Fiesta pela própria Ford. Acrescento outro, Peugeot 208, páreo duro quanto à aparência.
Mas a Ford não aposta só na estética, muito ao contrário,o apelo principal do New Fiesta é seu conteúdo, aliado a preço agressivo. Um exemplo disso é a versão SE. O consumidor que não fizer questão de câmbio automático pode pagar R$ 45.490 por um carro dotado de ar digital, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistência em rampa, rodas de alumínio, multimídia comandado por voz, volante multifuncional etc.
Por R$ 3.500 extras, o New Fiesta SE ganha um câmbio de seis marchas que, se não é perfeito (mais sobre isso adiante), desobriga seu dono de pisar na embreagem  para sempre. Por cerca de R$ 49 mil, portanto, compra-se um carro com equipamentos que normalmente são encontrados apenas em modelos médios e grandes, além da barreira dos R$ 60 mil.
A tabela com preços relativamente baixos faz parte da estratégia da Ford para enterrar de vez o Fiesta Rocam e o Ka. Estes devem dar lugar a um único modelo subcompacto, cujos preços partiriam de R$ 25 mil e chegariam perto dos quase R$ 39 mil do New Fiesta de entrada.
Com 3,97 metros de comprimento e 2,49 metros de entre-eixos, não dá para fazer milagre em termos de espaço, e por isso o ideal é colocar até quatro pessoas a bordo. Os passageiros de trás precisam erguer os apoios de cabeça, que ficam acoplados ao encosto do banco e machucam as costas. Tudo bem, mas o motorista não deve esquecer de pedir que, ao deixar o carro, seus amigos recoloquem a peça na posição original -- caso contrário, vão atrapalhar a visão pelo retrovisor.
O painel frontal projeta-se em direção aos ocupantes (há um espaço enorme sob o parabrisa) e é desenhado para envolver o motorista como num cockpit. Verdade, mas a iluminação no tom "ice blue" (nome de chiclete ou de rapper, você escolhe) é antiquada. Por que não usar branco?
Em geral, a cabine está repleta de plástico duro como pedra e um tanto áspero. Na versão de entrada isso seria passável; na topo de gama, o correto seria oferecer ao cliente superfície emborrachada ou de plástico mais suave. Mas corte de custos é assim mesmo.
O estilo do New Fiesta é marcante, o câmbio Powershift é muito superior aos similares do mercado e a inclusão de controles de tração e estabilidade numa versão de menos de R$ 50 mil (SE 1.6) é impressionante tratando-se do que temos no Brasil.
A batalha dos compactos premium está esquentando, e o desafiante da Ford é prova dessa temperatura em elevação, mas mesmo assim, em comparação aos modelos e opcionais que vemos no exterior, ainda deixa muito a desejar. Pagamos muito caro por um carro "tipo europeu".