sábado, 22 de março de 2008

Carro verde, ecologicamente correto !!




A crescente conscientização da humanidade com problemas ecológicos afeta até mesmo um dos mais comentados vilões da poluição ambiental, as emissões de CO2 produzidas pelo motores movidos a combustíveis fósseis. Algumas montadores, estão testando protótipos de carros ecologicamente corretos movidos a combustíveis alternativos e não poluentes, pois quem conseguir introduzir no mercado automobilístico um carro com estas características, ganhará uma enorme vantagem competitiva e claro financeira. A Nissan por exemplo apresentou o Piva2, além de movido a baterias de íons de lítio, tem um motor em cada roda, permitindo girar 360 graus, facilitando a vida das mulheres em sua maioria que detestam estacionar. A montadora prevê início de comercialização de veículos híbridos para 2010, e em 2012 seu veículo elétrico estará nas lojas.





A Toyota lançou o modelo IQ, emite 99g de CO2 por KM, com menos de 3 metros de comprimento, o mini-carro promete conquistar os motoristas preocupados com o meio ambiente, além de ser prático no trânsito.




A GM apresentou o Cadillac Provoq, com muita tecnologia e luxo, ele tem bateria solar no teto e tomadas nas laterais, facilitando assim as recargas. A Gm pretende introduzir o mais rápido possível esta nova tecnologia em toda a sua linha.

Outras montadoras como a Daimler anunciou para 2008 o primeiro Mercedes híbrido gasolina-elétrico, o S400. Apresentou no evento 78a.edição do Salão de automóveis de Genebra, um protótipo híbrido diesel do modelo 4x4 GLK. A BMW também apresentou uma nova tendência, toda sua frota tinha estampado lateral as emissões de CO2, dando assim a opção do comprador preocupado com a ecologia, adiquirir o carro com menor emissão.

Este é o caso da Pininfarina, que possui um protótipo com tendência futurísticas com um motor em cada roda, com baterias de íons de lítio combinadas com hidrogênio que pode ser gerado a partir de gasolina, etanol, biodiesel ou petrodiesel. Suas baterias recebem energia reciclada nos momentos de frenagem, e ainda água reciclada do sistema de escapamento. Tem autonomia de 500km garantida pelo tanque de aproximadamente 25 litros e emite 78gramas de co2\km.

Vá se acostumando, se hoje ao comprar um carro, você pergunta quantos km\lt ele faz, logo estará perguntando quantos CO2\km ele produz.

Anderson Barros

Um comentário:

Nandaschme disse...

Ainda bem que estes países acordaram sobre a necessidade disso. Aqui no Brasil muitos foram os ótimos projetos neste sentido que foram comprados e engavetados pelas grandes montadoras, infelizmente! Arrisco dizer que fomos pioneiros neste tipo de tecnologia, só não deixaram sair do papel.