terça-feira, 17 de junho de 2008

Honda Clarity, o carro movido a Hidrogênio !



A fabricante japonesa de automóveis Honda começou a produzir nesta segunda-feira (16) os primeiros carros movidos a hidrogênio para serem vendidos no mercado norte-americano em julho, e a partir de setembro no Japão. O sedã médio de quatro portas leva o nome FCX Clarity -- o mesmo do conceito que lhe deu origem e que já foi exibido em salões internacionais.
Dotado de célula-combustível, ele usa hidrogênio e eletricidade para se mover, emitindo apenas vapor d'água. De seu motor não saem nem monóxido nem dióxido de carbono, por exemplo -- dois dos grandes vilões antiecológicos.
Segundo a Honda, o Clarity oferece três vezes mais eficiência em termos de combustível do que um carro convencional movido a gasolina. A marca japonesa planeja produzir cerca de 200 unidades nos próximos três anos, que serão vendidas em contratos de leasing, também de três anos. O valor do negócio é de US$ 600 por mês, o que inclui seguro e manutenção. Assim, o preço total fica em US$ 21.600. No entanto, não há solução à vista para uma das maiores dificuldades do uso em larga escala dos carros movidos a hidrogênio: a falta de postos de abastecimento e o alto custo de produção.
O FCX Clarity tem autonomia de 620 km com um tanque de hidrogênio. Ele pode chegar a até 160 km por hora e usa uma bateria de íons de lítio que suporta temperaturas entre -30 e 95 graus célsius.

Nenhum comentário: