A Ford quer brigar diretamente com Honda Civic e Toyota Corolla, tradicionais líderes do segmento, que registram médias superiores a 4.500 unidades/mês. Para alcançar tal desempenho, a fabricante tratou de adiantar o lançamento da nova geração do Focus. No entanto, o modelo antigo continua em produção como versão de entrada, apenas com motor 1.6 flex e câmbio manual. O novo Focus 2.0 só roda com gasolina.
De perfil, o novo Focus lembra um Volvo, marca sueca que faz parte do Grupo Ford. E o sedã está maior. Tem 4,48 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,49 m de altura e 2,64 m de entre eixos -- respectivamente 12 cm, 11 cm, 1 cm e 15 cm a mais que o sedã anterior. Os faróis angulosos ajudam a passar a sensação de movimento. A primeira coluna angulosa e a linha de cintura relativamente alta e levemente inclinada ajudam nesta impressão dinâmica. Na traseira, tampa do porta-malas elevada e com cortes bem definidos. As lanternas triangulares têm um dos vértices invadindo as laterais e luzes de ré e indicadoras de direção são redondas, num visual que remete ao Mondeo e novamente a modelos da Volvo.
Para todas as versões do novo Focus, por enquanto, estará disponível somente o motor Duratec 2.0 de 145 cv, a gasolina, produzido no México. Por dentro do habitáculo, novos materiais e acabamento que variam entre as versões Ghia e GLX do sedã e do hatch. Em termos de equipamentos de segurança, airbags duplos, freios com ABS e de controle em curvas se juntam a ar-condicionado, direção eletro-hidráulica com modos de condução "esportiva", "conforto" e "normal", trio elétrico, regulagens de altura e de profundidade do volante e do banco do motorista, rádio/CD/MP3, computador de bordo, entre outros.
A aposta é na relação custo/benefício. O Focus sedã começa em R$ 59.690 na configuração GLX mecânica, mas a versão "de trabalho" para a marca é a GLX automática, por R$ 64.190 e com nova caixa automática de quatro velocidades e modo seqüencial -- a Ford estima que 80% das vendas serão da versão GLX e 70% do total de emplacamentos trará câmbio automático. A Ghia parte dos R$ 70.390 com controle de cruzeiro, sensor de obstáculos traseiro, ar automático com dual zone, teto-solar, sistema de áudio com bluetooth e entradas USB e iPod e controle remoto no lugar de chave. A top é a Ghia automática, com preço sugerido de R$ 74.890. Todas as versões com preços estrategicamente próximos ou abaixo dos principais concorrentes.
Desempenho
O motor Duratec de 150 cv responde bem ao acelerador e oferece boas retomadas de velocidade antes da faixa dos 2 mil giros. O câmbio automático de quatro velocidades apresenta alguns delays, mas nada que interfira diretamente no desempenho. Segundo a Ford, o novo Focus sedã com transmissão automática faz de zero a 100 km/h em 12,2 segundos e atinge a máxima de 192 km/h.
A Ford fala em um consumo misto de 11,3 km/l. O computador de bordo do modelo avaliado exibiu 8,9 km/l.
O entre-eixos aumentou e quem vai atrás percebe isso com um maior espaço para as pernas. O vão para as cabeças dos ocupantes de trás, porém, é comprometido pelo forro necessário para acomodar o teto-solar da versão Ghia. A suspensão firme e macia absorveu bem as irregularidades quando o modelo circulou nas zebras do circuito e na grama. O que mais chama a atenção, porém, é o isolamento acústico e quase não se percebe o barulho do motor e de rodagens.
A Ford melhorou em muito o projeto do Focus, colocou um bom pacote de opcionais e tecnologia, porém, para brigar com seus concorrentes no mercado, ela teri que no mínimo disponibilizar um custo menor, pois será difícil com estes valores mostrados, o consumidor escolher o Focus em vez do Pallas e Sentra por exemplo que em relação a preço será bem próximo.
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