quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Blog Action Day 2008 poverty


Hoje está em foco uma campanha de todos os blog´s do Mundo farão um post sobre pobreza!

Uma pessoa pobre é aquela que não tem dinheiro sufiente para prover suas necessidades básicas, como alimentação, vestuário, moradia e alimentação. Acontece em todos os países, não somente os paises pobres mas também os ricos.

Não há dúvidas que o agente causador é sempre o governo, seja pelas suas políticas sociais e econômicas, guerras, crises como estamos passando agora e que afeta em maior proporção os mais pobres.
Dia 17 de outubro é o dia mundial do combate a pobreza, e no mundo, segundo a ONU, uma em cada cinco pessoas vive em situação de miséria.
Aqui no Brasil temos esta "herança" desde os tempos do descobrimento, no país do carnaval e do futebol, as estatísticas são de envergonhar. Segundo o IBGE, há 53 milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza. Destas, cerca de 23 milhões estariam na situação que se define como indigência ou miséria.
Dados do IBGE de 2007 parecem ser otimistas: desde 2002 os 10% mais pobres tiveram ganho de renda cinco vezes maior que 10% mais ricos e desigualdade social caiu 7%.
Claro que isto está diretamente ligado aos programas sociais implementados pelo governo, que não resolvem o problema como um todo, mas ameniza. O ideal seria prover estas famílias de mecanismos onde pudessem estabelecer um desenvolvimento sustentável e futuramente isentando o governo de arcar com este investimento, ajudando a economia.
Todos temos que dar nossa contribuição para esta causa, claro que sem vontade política isto não será possível, e esta devia ser a meta dos governantes de todo Mundo.Destas metas, a mais importante é a da ONU de desenvolvimento do milênio é a redução de 50% dos pobres até 2015.

Nenhum comentário: