sábado, 9 de janeiro de 2010

HíbridoToyota Prius, o mais vendido em 2009 no Japão

Alinhar ao centro
O carro mais vendido em 2009 no Japão foi o Toyota Prius ! Espanto ? pela primeira vez na história automobilística um carro híbrido está no topo de vendas. O Prius vendeu cerca de 209 mil modelos do Prius, três vezes mais que em 2008 devido ao conceito que combina um motor de explosão com outro elétrico e reduzem o consumo e as emissões, que ganharam força graças às quedas de preços dos fabricantes e à eliminação de impostos favorecida pelo governo japonês.
Um comprador japonês pode economizar até 394,5 mil ienes (quase 3 mil euros) na compra de um híbrido, um incentivo que favoreceu o surgimento de novos modelos com esta tecnologia, como o Toyota Sai ou os que a Honda apresentará em 2010. Atualmente, um em cada oito veículos novos que circulam pelo Japão é híbrido, uma proporção que não ocorre em nenhum outro país do mundo, o que contribuiu para um tráfego mais silencioso e menos poluente nas cidades.
As emissões de um veículo híbrido podem ser até 55% menores às de um carro convencional, além de possuir um consumo que, no caso do Prius, é de um litro por 38 quilômetros. Em cidades como Tóquio, com uma grande densidade de tráfego, os carros híbridos podem representar uma grande economia, já que, a velocidades inferiores a 55 km/h, funcionam em modo elétrico.
Este sucesso de vendas de um carro menos poluente mostra para a indústria automobilística que é viável a comercialização em larga escala e como o trânsito nas grandes cidades está cada vez pior, ainda há um retorno para o consumidor em vista do baixo consumo de combústivel que pesa no bolso! Pelo visto 2010 será um start para as demais montadoras apostarem mais no desenvolvimento de híbridos e que possam ser comercializados imediatamente e não daqui a 30 anos.

Nenhum comentário: