segunda-feira, 26 de março de 2012

Museu de carros antigos em Santiago do Chile

É gratificamente quando uma pessoa apaixonada por carros e com um poder monetário melhor que a maioria resolve fazer algo grandioso e compartilhar esta paixão com os demais. Foi com esta filosofia que o empresário do ramo de transporte público senõr Jesús Diez Martinez "montou" a Jedimar (siglas das primeiras letras de seu nome), um museu com cerca de cem automóveis fabricados do início do século 20 até por volta de 1980 que estão expostos dentro de um galpão industrial da década de 1930 em Santiago no Chile. A variedade dos carros vai desde modelos de corrida, como um Talbot da década de 1920 e um Maserati dos anos 50, a veículos de passeio e de carga. Alguns estão em dioramas montados com preciosismo, a ponto de uma oficina de competições do início do século passado apresentar até mesmo manchas de óleo no chão. Há carros que eu nunca ouvi falar como o Fiat 600 Corse e o Laurel Roof Ford racer, dentre outros. Segundo reportagens feitas sobre o local, todo brasileiro que visitar o Chile e for apaixonado por carros, tem a obrigação de visitar o local. Já sei onde irei em minhas próximas férias ...

3 comentários:

Arlete disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos {Gaspa} disse...

Estive nesse museu em setembro do ano passado e de fato é sensacional. Não apenas pelos carros, mas pelas áreas temáticas. Há um posto de gasolina, um grid de largada, um celeiro e uma oficina, todos com aparência old-style. O simpático señor Luis nos contou várias histórias da Turbus, empresa proprietária do museu, inclusive disse que eles mesmo fazem os cenários. Imperdível esse passeio.

JANETE e SILVIO disse...

Estivemos em Santiago em maio/2014 e fomos conhecer o museu de carros antigos. É simplesmente fascinante. O Sr. Luis, que trabalha no local, nos contou a história de como surgiu o museu. Explica tudo demonstrando um grande afeto pelo criador do museu, que foi seu patrão durante muitos anos e pela coleção de carros. Deixa os visitantes se dirigirem por todos os ambientes com tranquilidade, durante o tempo que quiserem, tirar fotos, etc. Fotografamos todos os carros e ambientes. Realmente é maravilhoso o museu do Sr. Jesus (JEDIMAR).
Janete e Silvio