sábado, 20 de dezembro de 2008

Carona solidária





Você já ouviu falar em carona solidária ? aquela que tenta através da solidariedade automobilística, reduzir o trânsito e a poluição nas grandes cidades.

Nos Estados Unidos, Canadá e vários países da União Européia, a carona solidária obtem incentivos dos orgão competentes como faixas exclusivas que são destinadas a veículos que tenham um passageiro ou mais.
No Brasil, o incentivo dos órgãos públicos ainda se limita a disponibilizar sites que possibilitem o encontro de quem quer dar ou receber carona. Mas se depender da disposição da maioria dos brasileiros para abrir as portas do carro a estranhos, a iniciativa vai demorar um pouco para engrenar. Atualmente, 64% dos automóveis da cidade de São Paulo andam apenas com seus motoristas, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego.

No Brasil ainda há um fato cultural, onde o cidadão quer ter seu carro para si, seja por status, mostrar "que ele tem o melhor carro, o mais potente", ou simplesmente uma extensão de sua casa, onde faz o que quer sem ter que dividir com "estranhos".

Mas algumas iniciativas bem-sucedidas como é o Caronas Unicamp http://www.caronasunicamp.com/, organizado por estudantes, e que conta com quase três mil usuários.

Há outros sites para quem quer levar uma vida mais sustentável:




além de iniciativas públicas de alguns estados, como a do Governo do Estado de São Paulo, “Mutirão da Corona” www.ambiente.sp.gov.br/mutiraodacarona, que incentiva a racionalização do uso de veículos.

Ações assim com certeza irão melhorar não somente o trânsito, mas também a qualidade de vida dos cidadãos, motoristas ou não.

Nenhum comentário: