terça-feira, 30 de setembro de 2008

Superbike Aprilia RSV-4



O mistério sobre uma nova moto esportiva da Aprilia acabou. Foram reveladas em 21 de setembro as fotos oficiais e informações da nova Aprilia RSV-4, que garantirá o retorno da marca ao Mundial de Superbike em 2009. O motor V4 é o mais potente já fabricado pela Aprilia com tecnologia de sobra, segundo a marca. E além da versão para as pistas, a fábrica preparou uma "racing réplica" para as ruas, com os mesmos avanços tecnológicos utilizados no modelo da Superbike.
Criada em Noale, na Itália, para o Mundial de Superbike Aprilia RSV-4 está equipada com motor de 999 cm³ de capacidade com quatro cilindros em V, semelhante o utilizado na Yamaha V-Max; potência do modelo pode ultrapassar a barreira dos 200 cv, nas pistas, e girar em torno dos 180 cv, na réplica de rua.
Com uma arquitetura única no mundo das motos esportivas, esse "V4" a 65 graus tem total gerenciamento eletrônico, além de ser extremamente compacto. O quadro leve e de dimensões reduzidas aliado à disposição estreita do motor em "V" permitiram a centralização das massas, maior resistência a torção e uma melhor refrigeração do motor.
Pensando em aumentar o desempenho, as entradas de ar são ajustáveis e as borboletas de admissão são controladas independentemente, assim como o ar que entra para o motor. Equipada com injeção eletrônica de combustível da Magneti Marelli, cada cilindro conta com dois bicos injetores para que a RSV-4 funcione perfeitamente, sem engasgos.
Para segurar essa fera da Aprilia a conceituada marca Brembo está presente no sistema de freio. Dois discos de grande diâmetro instalados na roda dianteira e um na roda traseira, mas as dimensões exatas ainda não foram divulgadas. Comparando com os freios das motos esportivas atuais, os discos dianteiros possuem cerca de 300 mm e o traseiro 220mm.
Nas suspensões a configuração tradicional das esportivas: garfo telescópico invertido (upside-down) na roda dianteira e com o acréscimo das belíssimas bengalas douradas da marca Öhlins; e monoamortecimento na balança traseira.

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