A Venturi em parceria com a Michelin, empresa que inventou o sistema Active Wheel criaram o carro do futuro mais próximo, 2012.
Duas roda Active Wheel com dois motores elétricos embutidos, onde enquanto um deles cuida da tração do carro, o outro toma conta das respostas da suspensão ativa. No caso do Volage, cada motor de tração tem 55 kW, ou 75 cv. Juntos, eles dispõem de 220 kW (300 cv) para empurrar o carrinho de 3,97 m de comprimento, 1,95 m de largura (isso deve fazer curva...), 1,24 m de altura e 1.075 kg para a frente. A velocidade poderia ser acima de 250 km/h, mas, em prol da carga das baterias, ela foi limitada a 150 km/h. Isso não tira do carrinho a sensação de esportividade, já que ele acelera de 0 a 100 km/h em menos de 5 s. Apesar de ter 2,70 m de entreeixos, o Volage só comporta duas pessoas.
O baixo peso é conseguido por diversas artimanhas, como uma estrutura monocoque em fibra de carbono que abriga as baterias em seu interior, mas principalmente por conta do sistema Active Wheel. Com ele, as rodas são fixas. Em outras palavras, elas não viram, o que dispensa caixa de direção. As curvas são feitas pela diferença de rotação entre as rodas: enquanto as de fora da curva giram mais rápido, as de dentro usam uma velocidade menor.
Como não tem um motor sob o capô, nem nada do que um carro convencional costuma apresentar, o Volage pode ter assoalho plano sem riscos à refrigeração . Se o futuro for igual a ele, está bonito e promissor. Pena que, com tanta tecnologia e produção em baixíssima escala, ele estará à disposição de muito poucos. Pelo menos por enquanto.
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