terça-feira, 10 de julho de 2012

Renault Clio 2013 motor 0.9 turbo

 
 
 
A Renault apresentou nesta terça-feira (3) a quarta geração do Clio, carro compacto que é seu maior sucesso na Europa. Além de trazer um visual completamente novo, que segue a nova escola de estilo da marca francesa (já esboçada nos conceitos Zoe e DeZir e inaugurada no facelift do Twingo), o carro estreia um intrigante motor de apenas 0,9 litro, com três cilindros e turbocompressor. Os preços não foram anunciados.
O carro de produção, que concorre com modelos como Volkswagen Polo (best-seller na Europa) e Ford New Fiesta, será mostrado no Salão de Paris, em outubro, e por ora não há a menor chance de ele ser vendido no Brasil e sua fabricação acontece na França e na Turquia; entre nós, a Renault optou por fazer do romeno Sandero seu carro de volume.
Além do estilo mais fluido e musculoso (obsessão dos atuais desenhistas de carros), o novo Clio aposta suas fichas em três motorizações que radicalizam o conceito de downsizing (tamanho menor, performance maior).
O primeiro deles é o Energy TCe 90, a gasolina. Turbocomprimido, ele trabalha com apenas três cilindros e  heresia para o atual mercado brasileiro fica abaixo da linha do 1.0: sua capacidade cúbica é de 900 cm³. Seria um carro 0.9 ( estou imaginando o adesivo na lataria do carro)rs
No entanto, a Renault garante que esse propulsor tem performance correspondente à de um 1,4 litro, e mostra números para provar isso: são 90 cavalos de potência a 5.000 rpm e um impressionante torque de 13,7 kgfm a 2.500 rpm, sendo que 90% dele já está disponível a 1.650 rpm. A relação de marchas mais longa, sempre de acordo com a Renault, permitiria um consumo de cerca de 23 km/litro de gasolina.
Há uma segunda opção de motor a gasolina, o TCe 120, com injeção direta e câmbio automatizado de seis velocidades com dupla embreagem. Este trem-de-força ainda está sendo homologado e vai equipar em 2013 as versões mais caras do novo Clio. A capacidade é de 1,2 litro, com potência de 120 cavalos e 19,4 kgfm de torque já a 1.750 rpm.
O terceiro motor é a diesel, denominado dCi 90. Ele também entrega 90 cv, mas o torque vai a 22,4 kgfm em 1.750 giros. O consumo prometido pela Renault é de cair o queixo: 31,25 km/l. Os três propulsores têm emissões de CO2 abaixo dos 100 g/km.
Enquanto isto aqui no Brasil, continuamos com as carroças ultrapassadas que continuam sendo vendidas ou então as atualizações com valores 3 vezes maiores do que em outros países vizinhos...
 

sábado, 7 de julho de 2012

Fiat 500L, Cinquecento alongado no Brasil!!

 
 
Cinco anós após o ressurgimento do clássico Cinquecento, ou simplesmente 500  e 55 anos após seu lançamento , a Fiat estreia uma versão alongada do modelo na Europa. Trata-se do 500 L, mostrado oficialmente em Turim, na Itália, que chega a partir de 15.550 euros, cerca de R$ 39 mil. No Brasil, o 500 "normal" sai por R$ 40.770 na versão de entrada Cult. 
Com 4,15 m de comprimento, 1,66 m de altura e 2,61 m de entre-eixos contra 3,54 m, 1,49 m e 2,30 m do 500 , o 500 L tem três opções de motorização, duas a gasolina 0.9 l twinturbo de 105 cavalos de potência e 1.4 l de 95 cavalos de potência e uma a diesel 1.3 l MultiJet turbodiesel de 85 cavalos de potência. Na versão de entrada, o carrinho traz de série equipamentos como seis airbags, trio elétrico, e direção assistida.  a Fiat já confirmou a comercialização do 500 L, seu principal concorrente será o futuro Ford B-Max. No Brasil, a vinda do Cinquecento alongado não está confirmada.Agora dá para imaginar quanto vai custar aqui?

terça-feira, 3 de julho de 2012

Antigo estacionado a 1 ano!! Karmann Guia TC 1972

 
 
 
 
 
 
Este legítimo Karmann Guia TC 1972 estava parada a mais de 1 ano na garem de um prédio em São Paulo em bairro nobre!! Foi vendido recentemente no mercado livre e provavelmente o novo dono irá restaurá-lo, pois ele tem até manual do proprietário, mas precisa de cuidados para voltar a brilhar nas ruas.
Eu não conhecia este modelo que foi fabricado de 1970 a 1976, na fábrica da Volkswagen em São Bernardo montado sobre a plataforma dos VW Variant e TL lembrava um Porsche 91, mas com motor VW 1600 refrigerado a ar com 65cv levando o carro a velocidade máxima de 142km\h e aceleração de 0 a 100 km/h em 23 segundos. Mais um carro brasileiro que com certeza pouca gente conhece ...

domingo, 1 de julho de 2012

Saveiro socada com Orbitais aro 17!!

 
 
 
VW saveiro socada com rosca fixa e rodas modelo Orbital gomão aro 17, motor 1.6 !!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ford EcoSport Titanium 2013, agora é oficial!!


 
 
 
 
 
 
 
Foram divulgadas as fotos da nova Ecosport 2013, já haviam flagado algumas transitando pelo Brasil e que será lançada segundo algumas informações, em Julho. O modelo é baseado na nova plataforma global compacta da Ford, usada no New Fiesta. No Brasil, o jipinho deve trazer sob o capô o motor Sigma 1.6, fabricado no país, além de um 2.0 para as versões mais caras. O carro mostrado na China tem bloco EcoBoost 1.0, dotado de sobrealimentação, mas este não será disponibilizado no Brasil (novidade?).
Entre outros equipamentos, o novo EcoSport tem ao menos na versão Titanium , rodas de liga aro 16, partida sem chave, direção elétrica, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento, airbag duplo, freios com ABS (antitravamento), controle eletrônico de estabilidade e assistência de partida em aclives. O sistema de interatividade SYNC é outro destaque. O estepe continua fixado na porta traseira, cuja abertura se dá por uma maçaneta engenhosamente "camuflada" junto à luz de ré. O modelo foi praticamente desenvolvido pelo centro de desenvolvimento do Brasil sairá da linha de montagem de Camaçari e será fabricado também na China e na Índia, e vendido em cerca de 100 países.

domingo, 24 de junho de 2012

Ecofusca - Fusca 100% elétrico!

 
 
 
 
Realmente o povo brasileiro é muito criativo, mas também não conta com apoio algum para dar andamento em seus experimentos!! A parceria entre um mecânico e um analista de sistemas do Amazonas, resultou no primeiro fusca elétrico que se tem notícia (pelo menos para mim) no Brasil, o Ecofusca. O fusca ano 86 "roda" pelas ruas da cidade sem fazer qualquer barulho, e chama a atenção de todos por onde passa. A autonomia é de cerca de 200km com uma carga de 5 horas, e em testes, a velocidade constatada foi de 160km\h, um ótimo desempenho. Grande parte das peças utilizadas foram importadas dos EUA e China, na conta dos donos do projeto, foram gastos cerca de 30 mil dólares!
Mais o projeto não acabou, receberá um computador de bordo, com um software próprio, o “Elition” ,com o software é possível limitar a velocidade do carro, configurar a voltagem da bateria, monitorar a carga de energia, entre outras coisas”, explica Eduardo. O veículo também deverá ser dotado de tecnologia 3G. O painel original do carro também deverá ser adaptado, assim como a iluminação externa que deverá receber faróis de LED.
A mais de 6 meses que este fusca não sabe o que é posto de gasolina, já que é totalmente elétrico, só fica plugado na tomada e eles estimam que gastam cerca de R$ 5 por mês para abastecer as baterias.
Isto prova que temos tecnologias acessíveis desenvolvidas por brasileiros, mas que requerem investimento para serem produziadas em larga escala, mas não é de interesse dos nossos governantes. A intenção deles, é mostrar que qualquer motor a combustão pode ser convertido para elétrico.
Se quiserem saber mais sobre o Ecofusca ou vê-lo em ação, acesse o site do projeto http://www.ecofusca.com.br/