A Volkswagen apresentou nesta terça-feira (17), em Florianópolis (SC), as
reestilizações de Gol e Voyage, carros que já estavam no ano-modelo
2013. Tanto o hatch como o sedã tiveram sua dianteira alinhada com a
gama mundial da fabricante alemã ou seja, ganharam grade e conjunto
óptico retilíneos.
A traseira dos modelos também teve alterações, com as lanternas do Gol
parecendo menores que antes devido a um ressalto na quinta porta. O carro ficou parecido com o atual Polo europeu ,já no Voyage as lanternas espicharam, passando a invadir o porta-malas,
tendência mundial de design quando se trata de sedãs de maior porte
(antes as lanternas limitavam-se aos paralamas).
Lançados em datas distintas em 2008 (primeiro o hatch), agora as
trajetórias de Gol e Voyage ficam entrelaçadas mais fortemente. Falta
ainda a Volks mexer na picape Saveiro.
A grande novidade técnica de Gol e Voyage é o pacote Bluemotion
Technology, que, ao contrário do que acontece em modelos como Fox e
Polo, não muda o desenho da grade frontal (e custa R$ 324). Ele inclui
pneus de baixa resistência à rolagem, avisos eletrônicos para obter uma
condução econômica (só com I-System, pago separadamente) e um certo
motor 1.0 TEC, sigla de Tecnologia para Economia de Combustível. De
acordo com a Volkswagen, mesmo sendo ainda um propulsor da família
EA111, este é cerca de 4% mais econômico que o antecessor, o VHT de 1
litro que eventualmente apresentou falhas no funcionamento e obrigou a
marca a convidar às oficinas cerca de 400 mil donos de Gol, Voyage e
Fox (conheço alguns proprietários que tiveram esta infelicidade).
As versões mais caras de Gol e Voyage seguem usando o motor VHT de 1,6
litro, que pode vir conjugado à transmissão automatizada I-Motion.
O Gol oferece ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro
com temporizador (itens não usados em sedãs). Além disso, há detalhes
que nem aparecem na lista de equipamentos, mas que mostram o desejo de
um upgrade na gama dos compactos: como no Polo, um leve toque na
alavanca de seta a aciona por três vezes, para breve sinalização de
direção, útil numa troca de faixa; e há alerta sonoro de faróis ligados.
Freios com ABS (antitravamento) e airbags frontais são de série apenas
nas versões topo de gama Power (Gol) e Comfortline (Voyage), com motor
1.6 mas isso terá de mudar dentro de um ano e meio, quando serão
obrigatórios em todos os carros fabricados no Brasil. Ar-condicionado e
direção hidráulica também são exclusividades das variações mais caras de
Gol e Voyage. Há uma grande lista de pacotes de opcionais, como é praxe
no caso de Volks e Fiat.
Agora quanto aos preços, temos divulgados os seguintes:
Gol - 1.0: R$ 27.990 , 1.6: R$ 31.890 , 1.6 I-Motion: R$ 34.490 , 1.6 Power: R$ 38.290 , 1.6 Power I-Motion: R$ 40.890.
Voyage - 1.0: R$ 29.990 , 1.6: R$ 34.590 , 1.6 I-Motion: R$ 37.190 , 1.6 Comfortline: R$ 40.890 , 1.6 Comfortline I-Motion: R$ 43.490.
A Volkswagen esta atencipando ao mercado os lançamentos para este segundo semestre, pois vêm por aí, os lançamentos e outras montadoras como o Hyundai HB (nome provisório) e Chevrolet Onix por exemplo.Imaginei que a Volks lançaria o UP no Brasil, mas por enquanto sem planos para isto no momento.
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