sexta-feira, 10 de maio de 2013

Volkswagen Design Vision GTI é Golf 7 com 503cv

Volkswagen Design Vision GTI é Golf 7 preparado, com 503 cv, e visual agressivo, modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e é estrela do Southern Wörthersee 2013, encontro anual de modelos preparados da marca realizado na Áustria.

domingo, 5 de maio de 2013

Hyundai Santa Fé 2014 chega por R$ 135 mil, achou caro? é o mais barato do modelo.

 
 
 

A rede de concessionárias Hyundai já está recebendo a nova geração do utilitário esportivo Santa Fe. Será vendido a partir de R$ 135 mil, na configuração de cinco lugares, e R$ 155 mil para a versão com capacidade para sete ocupantes.
Totalmente renovado, o modelo deixou de lado o motor de 3.5 litros V6 de 285 cavalos de potência para ser equipado com um bloco de 3.3 litros V6 de 270 cv e 32,4 kgfm de torque a 5.300 rpm. Apesar de entregar menos potência, o novo propulsor promete mais eficiência em termos de desempenho e economia. A transmissão automática de seis marchas trabalha em conjunto com o sistema de tração integral sob demanda.
O Santa Fe 2014 traz de série sistema multimídia com som, GPS, Bluetooth e câmera de ré, ar-condicionado digital, freios com sistema anti-travamento (ABS), distribuidor de frenagem, controle de estabilidade, faróis de xenônio, bancos revestidos em couro com regulagem elétrica e memória para o do motorista, freio de estacionamento elétrico, airbags frontais, laterais e do tipo cortina, controle de frenagem em declives, entre outros itens.
Tudo que consigo ler é blá, blá, blá, está muito caro!! Mas tem quem pague como sempre.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Volkswagen Golf GTI 2014

 
 
 
 
A Volkswagen novamente não mencionada nada do Golf GTI 2014 ser produzido no Brasil ou importado, mas na europa o modelo já esta desfilando. Com mais duas motorizações, 220cv e 230cv acelerando de 0 a 100km\h em 6.5 e 6.4 respectivamente, com velocidade final de 250 km\h.
Pensando na emissão de poluentes e economia de combustível, o carro conta com o sistema Stop\Start,  desligando o carro quando parado por um tempo determinado e ligando automaticamente quando ao acelerar, mas praticamente imperceptível ao motorista e que segundo testes, ocorre uma economia de 18% em relação ao modelo sem este recurso.
O Golf GTI 2014 vem com rodas aro 17, mas com opcional de aro 18 e 19, recheado de eletrônicos, controle de voz,LED, assistência para estacionar e muito mais.
De qualquer forma, aqui no Brasil, continuaremos com a defasagem de modelo de um dos carros considerados esportivos mais cobiçados e que poderia continuar a acompanhar as atualizações da matriz.


domingo, 28 de abril de 2013

Você confia em deixar seu carro no lava rápido?

A pergunta vem de uma experiência ocorrida ontem ao levar meu carro para lavar!! Como todo sábado de sol, o lava rápido estava lotado,mas como estava com tempo, mesmo avisado pelo "gerente" de mais ou menos 19 anos que iria demorar, resolvi esperar. A equipe de lavadores não tinham 18 anos, ou seja, brincadeiras, imprudências ao manobrar os carros, mesmo tendo um cliente presente. Na minha vez, claro que houve um cuidado maternal com meu carro. Alguns clientes chegaram reclamando da demora e acabaram desistindo de lavar seus carros, isso porque não presenciaram o que vi.
O fato é de que a mão-de-obra de um lava rápido é complicada,muitas vezes com jovens com menos de 18 anos que sozinhos, levam o trabalho na brincadeira sobrando espaço para pequenas batidas ou demais infortúnios que possivelmente só serão percebidos pelos proprietários dos carros em outro dia. Infelizmente já aconteceu comigo, mas como sempre dou uma olhada no carro, vi que ralaram a lateral, fato que consegui comprovar devido a tinta do portão presente na lateral.
Portanto, a não ser que seja um cliente assíduo no estabelecimento, será prudente efetuar uma vistoria antes de sair com seu carro lavado, melhor prevenir do que remediar.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Hyundai HB20S a partir de R$ 39.495,00!!

 
 
 
 
 O Hyundai HB20S foi revelado aos poucos pelas revistas especializadas, que antes do lançamento, tiravam fotos do modelo ainda camuflado. O lançamento do Hyundai HB20S foi feito oficialmente nos dias 3 e 4 de março, em Foz do Iguaçu no Paraná, pouco mais de uma semana do lançamento de seu concorrente Chevrolet Novo Prisma. A fábrica da Hyundai de Piracicaba já estava preparadíssima, e a marca já pensa em expandir, abrindo um terceiro turno, tudo para garantir o enorme sucesso de vendas que o Hyundai HB 20 está tendo e disponível para vendas desde dia 20 de Abril.

Assim como os outros, o Hyundai HB20S também levou em torno de três anos para ser projetado e executado, trazendo um novo patamar de excelência em qualidade de materiais e montagem nunca vista antes em um hatch de entrada. O "pequeno" sedã ficou com linhas suaves, lembra os sedãs de luxo guardadas as devidas proporções.
Ao reparar em um Hyundai HB20S de frente, pode-se até confundi-lo com um HB20, já que os modelos são idênticos até as portas traseiras, depois desse ponto é que o HB20S ganha identidade própria. Sua traseira é curta e alta, dando impressão de um carro bem maior, e em conjunto com o vidro traseiro bastante inclinado, o deixa com um aspecto de coupe, mesmo não sendo um.

Diferente do que se pensava, as lanternas traseiras do HB20S não são idênticas as do HB20. O estilo é o mesmo, com a lanterna indo da lateral e invadindo a tampa traseira, mas é pouco mais grossa na parte da tampa do porta malas. Mas não se engane, mesmo com a traseira curta, o porta-malas do Hyundai HB20S terá um belo incremento em seu tamanho, com muitos litros, ideal para levar toda a bagagem extra de sua família. A placa será incorporada a tampa do porta-malas, assim como um pedaço das lanternas traseiras. Um friso cromado na parte baixa da tampa deve cuidar para que o HB20S passe uma impressão mais sofisticada.

Em seu interior, o Hyundai HB20S traz um design semelhante aos modelos top de linha da marca como Hyundai Sonata. Citar os detalhes do interior do Hyundai HB20S é imprescindível, já que o modelo conta com console central com sistema de som integrado com entrada para MP3, cabo auxiliar, CD Player e nos modelos mais caros conexão bluetooth, saídas de ar verticais, ar-condicionado analógico. Outros destaques são as bordas cromadas no painel, volante revestido em couro com ótima pegada, controle do sistema de som no volante, computador de bordo e outros detalhes pontuais.
O único ganho de metragem em comparação ao HB20 foi no comprimento, que possui 4,23 metros. As demais dimensões continuam inalteradas, com 2,5 metros de entre eixos, 1,47 metros de altura e 1,68 metros de largura. Esses 33 centímetros extras são especialmente para o porta malas, que transporta até 450 litros de bagagem, menos que os concorrentes Volkswagen Voyage (480 litros) e Novo Prisma (500 litros).

O tanque de combustível tem capacidade para 50 litros,o consumo do HB20S está dentro da expectativa, faz 7,8 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada utilizando etanol, e 11,5 km/l na cidade e 14,4 na estrada utilizando gasolina.No fim das contas poderá rodar até 485 km com etanol e 720 km com gasolina na estrada, claro que essa média pode variar de acordo com o motorista e condições da pista.
As versões do HB20S.

Para conseguir atingir uma grande quantidade de consumidores, o Hyundai HB20S tem em sete versões, menos versões que o HB20, mas ainda assim contanto com os propulsores de 1 e 1.6 litros.
Desde a versão HB20S 1.0 Comfort Plus se pode contar com itens como ar-condicionado, direção hidráulica, airbag para motorista e passageiro, sistema de som com CD Player com MP3, entrada USB e bluetooh, volante multifunção com controles do sistema de rádio, chave canivete, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo com seis funções, padrão isofix para cadeirinhas e outros.
Na segunda opção seguindo a tabela de preços, temos o HB20S 1.0 Comfort Style, que vem com os itens citados acima e mais freios ABS com EDB, retrovisores com repetidores de seta e elétricos, rodas de liga leve de 14 polegadas e faróis de neblina.

Já no modelo top de linha, intitulado Hyundai HB20S 1.6 Premium, oferece itens como apoio de braço para o motorista, sensor crepuscular, sensor de estacionamento traseiro, câmbio e volante revestidos em couro, rodas de liga leve de 15 polegadas, além do câmbio manual de quatro marchas.

Hyundai HB20S 1.0 Comfort Plus 2013 Manual – R$ 39.495,00
Hyundai HB20S 1.0 Comfort Style 2013 Manual – R$ 42.675
Hyundai HB20S 1.6 Comfort Plus 2013 Manual – R$ 44.995
Hyundai HB20S 1.6 Comfort Style 2013 Manual – R$ 48.175
Hyundai HB20S 1.6 Comfort Style 2013 Automático – R$ 51.375
Hyundai HB20S 1.6 Premium 2013 Manual – R$ 50.795
Hyundai HB20S 1.6 Premium 2013 Automático – R$ 53.995

Sendo assim, o HB 20S acrescenta até R$ 3 mil em cada versão, se comparado ao modelo HB 20 original respectivo. Aposta da Hyundai para os consumidores  que procuram um carro para viajar com a família ou apenas se deslocar dentro da cidade com conforto, tendo como rivais no mercado  Chevrolet Novo Prisma, Volkswagen Voyage, Fiat Grand Siena, Nissan Versa, Toyota Etios Sedã, Renault Logan, e os já quase esquecidos Peugeot 207 Passion e Ford Fiesta Sedã. 

Pena ter um valor elevado em relação aos concorrentes, mesmo tendo atributos que contem muito ao seu favor. Contra o HB20s tem uma fila de espera de 90 dias, sendo que consumidores já reservaram os seus desde o lançamento das vendas no último dia 20. Enfim, um belo carro, mas que para variar, tem preço elevado, contando justamente com a euforia do mercado em relação ao HB20 e a novidade do HB20S.

domingo, 21 de abril de 2013

Ford New Fiesta 1.5 e 1.6 a partir de R$ 38.990,00

 


A Ford apresenta oficialmente todos os detalhes da gama do New Fiesta nacional, que começa a ser distribuído às revendas em maio. O compacto global da marca, que chegava do México via importação, agora é feito em São Bernardo do Campo (SP), após investimento de R$ 800 milhões na fábrica local.
A meta para o hatch é chegar à liderança do sub-segmento dos compactos com motor acima de 1 litro. Na lista de rivais oferecida pela própria Ford, constam Toyota Etios, Chevrolet Onix e Agile, Citroën C3, Renault Sandero, Fiat Palio e Punto, Volkswagen Gol e Fox e Hyundai HB20, cujos propulsores variam de 1,3 a 1,6 litro. Os do New Fiesta são de 1,5 e 1,6 litro.
Para ficar à frente de todos eles, o carro da Ford terá de emplacar pelo menos 6 mil unidades por mês (em 2012, o mundo comprou 600 mil New Fiesta). No Brasil, a fabricante americana segue ameaçada de perder o quarto lugar nas vendas de veículos novos. Antes, a incomodava apenas a Renault, mas agora há também a Hyundai. A vantagem da Ford é de cerca de 3 pontos percentuais sobre a quinta colocada.
RECHEIO E PREÇOS
A gama do New Fiesta agora compreende três versões, ante apenas uma do carro mexicano. Duas delas podem receber a transmissão de dupla embreagem Powershift, de seis marchas (R$ 3.500 extras). A Ford insiste em descrevê-la como "automática", apesar da ausência do conversor de torque. Nas apresentações técnicas à imprensa, fica claro que não há nenhuma vontade em se estender sobre o tema , assim como também é óbvio que a concorrência, por usar os polêmicos automatizados I-Motion e Dualogic (Volkswagen e Fiat), ou automáticos de apenas quatro marchas (Peugeot, Citroën e Hyundai), facilita as coisas para a Ford quando a questão é comparar.
Segue a gama completa do New Fiesta, com preços (muito semelhantes aos de C3 e 208) e principais dados técnicos e equipamentos:
NEW FIESTA S 1.5 M/T - R$ 38.990
Estreia do motor Sigma de 1,5 litro, bicombustível, de 111 cavalos (etanol), com sistema Easy Start (aquecimento elétrico do combustível para partida em dias frios). O câmbio é manual de cinco marchas. Principais itens de série: ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, retrovisores elétricos, freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de força), airbags frontais, MyConnection (sistema de som com entrada USB e Bluetooth) e rodas de aço de 15 polegadas com calotas integrais. Em todas as versões, os freios são a disco à frente e a tambor na traseira.
NEW FIESTA SE 1.5 M/T - R$ 42.490
Acrescenta luzes de neblina e rodas de liga-leve (também de 15 polegadas), além de itens estéticos na cabine
NEW FIESTA SE 1.6 M/T - R$ 45.490
Com o motor Sigma TiVCT de 1,6 litro, dotado de variação na abertura de válvulas e pacote de economia de combustível (óleo menos viscoso, peças grafitadas etc.); a potência é de 130/125 cv (etanol/gasolina), com 16/15,4 kgfm de torque (a 5.000 e 4.250 rpm). Principais itens de série: acrescenta o pacote AdvanceTrac, com ESC (controle de estabilidade), TCS (controle de tração) e HLA (assistente de rampa; também já recebe ar-condicionado digital, controles de áudio no volante, vidros elétricos traseiros e sistema SYNC com comandos de voz em português.
NEW FIESTA SE 1.6 POWERSHIFT - R$ 48.990
NEW FIESTA TITANIUM 1.6 M/T - R$ 51.490
Acrescenta cinco airbags (de joelho, par de laterais e par de cortina), revestimento de couro nos bancos e volante (parcial neste), sensores de chuva, de luz e de estacionamento, retrovisor eletrocrômico e cruise control.
NEW FIESTA TITANIUM 1.6 POWERSHIFT - R$ 54.990
A garantia do modelo é de três anos, e a Ford afirma que a contratação de seguro de determinada bandeira, cesta de peças e revisões até 60 mil km têm preços e condições especiais, melhores que os da concorrência.

COMO É O CARRO ?
 Com 1,5 litro, ele provavelmente foi criado para ser o primeiro degrau na escada de opções da Ford global-brasileira, que deve aposentar a gama Rocam até o final de 2015. O EcoBoost 3-cilindros de 1 litro, usado no EcoSport estrangeiro, entrega mais potência do que esse Sigma.
Também é importante notar que o Sigma de 1,6 litro recalibrado e melhorado ganhou interessantes 15 cv de potência em relação ao New Fiesta mexicano, mas descartou 0,2/0,4 kgfm de torque. É pouco, mas o que sempre se espera de um motor renovado é um ganho de força; jamais qualquer perda (o torque faz diferença nas arrancadas e retomadas). Em todo caso, o Sigma TiVCT acoplado à transmissão Powershift recebeu do Inmetro nota A de consumo, cravando 7,9/9,9 km/l com etanol e 11,4/13,9 km/l com gasolina (cidade/estrada).
O New Fiesta nacional chega com o facelift apresentado no Salão de Paris de 2012, que o alinhou ao design Kinetic 2.0 (cuja melhor tradução é o Fusion atual); a enorme grade trapezoidal que domina a dianteira é a assinatura visual do estilo. O capô ganhou dois vincos longitudinais, e as luzes de neblina, quando presentes, são redondas (sumiu para sempre o filete diurno de LED).
A traseira mudou pouquíssimo. A parte inferior do parachoque (em plástico preto que parece menos robusto que o do New Fiesta mexicano) apresentava ligeira deformação perto da saída de escapamento. Vimos isso em outros carros de teste também. O New Fiesta brasileiro tem apenas um cano, ante dois, paralelos, no mexicano (o que ajuda a "descentralizar" o calor).
O New Fiesta é um carro bonito (talvez um dos mais bonitos à venda no país), de linhas contemporâneas e fluidas. O facelift o melhorou,no entanto, quando o modelo estreou no Brasil, em 2011, não existiam HB20 e Onix, nem a nova geração do C3 , isso para citar apenas carros apontados como concorrentes do New Fiesta pela própria Ford. Acrescento outro, Peugeot 208, páreo duro quanto à aparência.
Mas a Ford não aposta só na estética, muito ao contrário,o apelo principal do New Fiesta é seu conteúdo, aliado a preço agressivo. Um exemplo disso é a versão SE. O consumidor que não fizer questão de câmbio automático pode pagar R$ 45.490 por um carro dotado de ar digital, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistência em rampa, rodas de alumínio, multimídia comandado por voz, volante multifuncional etc.
Por R$ 3.500 extras, o New Fiesta SE ganha um câmbio de seis marchas que, se não é perfeito (mais sobre isso adiante), desobriga seu dono de pisar na embreagem  para sempre. Por cerca de R$ 49 mil, portanto, compra-se um carro com equipamentos que normalmente são encontrados apenas em modelos médios e grandes, além da barreira dos R$ 60 mil.
A tabela com preços relativamente baixos faz parte da estratégia da Ford para enterrar de vez o Fiesta Rocam e o Ka. Estes devem dar lugar a um único modelo subcompacto, cujos preços partiriam de R$ 25 mil e chegariam perto dos quase R$ 39 mil do New Fiesta de entrada.
Com 3,97 metros de comprimento e 2,49 metros de entre-eixos, não dá para fazer milagre em termos de espaço, e por isso o ideal é colocar até quatro pessoas a bordo. Os passageiros de trás precisam erguer os apoios de cabeça, que ficam acoplados ao encosto do banco e machucam as costas. Tudo bem, mas o motorista não deve esquecer de pedir que, ao deixar o carro, seus amigos recoloquem a peça na posição original -- caso contrário, vão atrapalhar a visão pelo retrovisor.
O painel frontal projeta-se em direção aos ocupantes (há um espaço enorme sob o parabrisa) e é desenhado para envolver o motorista como num cockpit. Verdade, mas a iluminação no tom "ice blue" (nome de chiclete ou de rapper, você escolhe) é antiquada. Por que não usar branco?
Em geral, a cabine está repleta de plástico duro como pedra e um tanto áspero. Na versão de entrada isso seria passável; na topo de gama, o correto seria oferecer ao cliente superfície emborrachada ou de plástico mais suave. Mas corte de custos é assim mesmo.
O estilo do New Fiesta é marcante, o câmbio Powershift é muito superior aos similares do mercado e a inclusão de controles de tração e estabilidade numa versão de menos de R$ 50 mil (SE 1.6) é impressionante tratando-se do que temos no Brasil.
A batalha dos compactos premium está esquentando, e o desafiante da Ford é prova dessa temperatura em elevação, mas mesmo assim, em comparação aos modelos e opcionais que vemos no exterior, ainda deixa muito a desejar. Pagamos muito caro por um carro "tipo europeu".