domingo, 7 de abril de 2013

Kia Cerato, maior no tamanho e no preço , a partir de R$ 67,400.00

 

Revelado ao brasileiro durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2012, o novo Kia Cerato segue a estratégia de se distanciar ao máximo da geração anterior (como esta já fizera em relação à abominável geração antes dela) para tentar, enfim, decolar nas vendas e para isto está maior, mais largo, espaçoso e atraente.
Com vendas que se iniciam nesta semana (embora algumas lojas já tenham o carro há alguns dias), o novo Cerato chega por importação em duas versões nomeadas com os tradicionais  códigos alfanuméricos da Kia, com os seguintes preços:
Kia Cerato E.244: R$ 67.400 : equipado com câmbio manual de seis marchas e freios a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras.
Kia Cerato E.294: R$ 71.900 : traz câmbio automático também de seis marchas, com opção de trocas sequenciais por paddle shift, três modos de condução (conforto, normal e esporte), sistema Eco e freios a disco nas quatro rodas.
O motor Gamma bicombustível, já equipava Cerato e Soul atuais, além dos primos Hyundai HB20 (em sua versão topo) e novo i30. A capacidade é de 1,6 litro, com 128 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque de 16,5 kgfm a 5.000 rpm (com etanol no tanque).
Entre os itens de série comuns aos dois pacotes, estão ar-condicionado de duas zonas, direção com assistência elétrica, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, acendimento automático de faróis, computador de bordo, controle eletrônico de velocidade, volante revestido de couro com ajustes de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste lombar elétrico (os demais acertos são manuais), retrovisor eletrocrômico e faróis e lanternas com LEDs. O sistema de som com rádio e tocador de CD é conhecido de outros modelos e inclui conexões USB/iPod e auxiliar, mas esquece do Bluetooth para celulares. As rodas de liga têm 16 polegadas e pneus 205/60. Na segurança, os já básicos airbag duplo frontal e freios com ABS.
Com 4,56 metros de comprimento (3 cm mais longo que o anterior) e, principalmente, 2,70 m de entre-eixos (5 cm maior), o novo Cerato tem ainda extremidades mais parrudas, com faróis enormes, capô volumoso e traseira curta, mas bojuda. O porta-malas tem 421 litros de capacidade.
Segundo a Kia, o Cerato agora é "maior que Hyundai Elantra, Honda Civic, Toyota Corolla e Volkswagen Jetta", rivais assumidos (é um exagero dizer que ele é rival). De estilo bem próximo ao Cerato, o argentino Renault Fluence foi esquecido na comparação. É preciso dizer, ainda, que todos os rivais citados possuem motorização maior (ao menos como opção); o primo-irmão Elantra, com que o Cerato compartilha a plataforma, também passa a ser importado com motor flex, mas de 2 litros, a preço absurdamente maior (acima dos R$ 90 mil).
Em 2012 inteiro, foram emplacadas 7.703 unidades do Cerato no Brasil, segundo dados da Fenabrave (associação das distribuidoras). Com isso, entre os sedãs médios, ficou atrás de modelos ainda menos modernos que a geração do Kia ora aposentada  como Nissan Sentra e Fiat Linea. A paulada tributária nas importações, cujo impacto foi sentido especialmente pela marca sul-coreana, tem parte da culpa nisso.  
Resumo da obra? um bom sedã, mas muito caro, deste jeito será difícil concorrer no mercado com carros bem melhores e com valores não tão distantes.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

BMW X4 concept


 
 

A BMW apresenta no Salão de Xangai 2013 o X4 Concept, proposta de crossover menor que o X6, mas que segue a ideia de combinar a esportividade de um cupê com a versatilidade de um SUV. O X4 Concept, variante mais esportiva do X3 que parece um mini-X6.
O X4 tem elementos  como faróis e lanternas  parecidos com os do Série 4, mas será montado sobre a plataforma do X3, feito na fábrica de Spartanburg, na Carolina do Sul, nos EUA (os Série 3, base do Série 4, são produzidos na Alemanha).
o novo crossover da marca terá cerca de 4,65 metros de comprimento e poderá ser equipado com motores turbinado, de quatro a seis cilindros (os mesmos que equipam a linha X3). Informações técnicas e de mercado só devem ser revelas em Xangai, no final do mês. Sabe-se, no entanto, que o modelo chegará ao mercado norte-americano em 2014.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O Novo Citroen C4 Picasso ficou maior!

 
 
 
 
 

Baseada no conceito Technospace, mostrado no Salão de Genebra (Suíça), no mês passado, o monovolume C4 Picasso da Citroen tem como destaque a parte frontal, com grade reduzida e conjunto óptico mais ousado, dividido em dois elementos.
Visando atender às necessidades óbvias de uma minivan, o C4 Picasso está mais espaçoso, por conta da distância entre-eixos 55 mm maior, totalizando 2.78 metros. O porta-malas também ficou maior e ganhou 40 litros de capacidade em relação à geração anterior. Em condições normais, o compartimento acomoda 537 litros de bagagem, mas pode chegar a 637 litros com os bancos traseiros rebatidos.
O C4 Picasso está mais leve, modelo pesa 70 quilos a menos que o antecessor. A fabricante francesa afirma ainda ter produzido a primeira minivan compacta com motor de combustão interna a emitir menos de 100 gramas de dióxido de carbono por quilômetro rodado.
O propulsor em questão é o e-HDi 90 Airdream, movido a diesel. Dotado da tecnologia start-stop (que desliga o motor quando o veículo fica parado por cerca de um minuto, seria muito útil no trânsito de São Paulo), com 93 cavalos de potência (acho pouco para um carro deste). A transmissão é automática de seis velocidades ou manual.
Os carros da Citroen são bons, atuais com belo designer, mas têm manutenção muito cara e desvalorizam demais no mercado brasileiro. Não foi divulgado se no Brasil teremos pelo menos o "chassi" deste carro, pois toda a tecnologia embarcada e motor, só em sonho.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Chevrolet Camaro Z/28 2014

 
 

 A linha 2014 do esportivo Chevrolet Camaro aparece no Salão de Nova York, inspirada na lendária série Z/28 (1967), com características pensadas para cravar recordes nas pistas. A principal mudança na dianteira é o destaque dado para o conjunto óptico, que perdeu o tema circular e saiu de trás da grade, num toque da escola oriental de design.
Perfil e volumes do novo Camaro o mantém na provável posição de carro mais musculoso do mundo, mas há quem veja influência do Corvette, um carro bem mais esguio, no look and feel do esportivo.
Traseira do Camaro Z/28 abandona as lanternas divididas em dois pares de quadrados, apostando em peças únicas. Traseira incorpora defletor de ar e saída de escape quádrupla, para dar conta da exaustão do motor V8 aspirado de 7 litros, herdado do Corvette 06 , produzindo cerca de 500 cavalos de potência.
As rodas são de 19 polegadas, menores que as versões mais calmas do modelo (de 20 polegadas), por trás delas está o sofisticado sistema de freios da Brembo.
O Camaro Z/28; carro ficou cerca de 45 kg mais leve nessa configuração em relação à versão SS, contribuindo ainda mais para a relação pesoxpotência. O preço ? ainda não disponível, mas pode apostar que chegará as alturas aqui no BRasil.

quinta-feira, 28 de março de 2013

VW Fox Rock in Rio 2013



A Volkswagen apresentou nesta semana, em São José dos Pinhais (PR), a linha 2014, e dentre as novidades, o Fox Rock in Rio 2013 alusivo ao festival , que acontece no mês de setembro, volta ao mercado por R$ 44.690
O modelo passa a oferecer freios ABS (de última geração) e airbag duplo (também  em todas as versões), sistema de freios recalibrado, chave de seta com recurso de um toque (que aciona três vezes as setas sem necessariamente acionar a alavanca), computador de bordo e rádio de nova geração , além de comandos dos faróis em uma chave na parte esquerda do painel (e não mais na alavanca de seta). O Fox Rock in Rio será vendido entre abril e setembro com cinco opções de cores: vermelho, branco, preto e os metálicos azul e prata.
Entre seus detalhes exclusivos estão faixas adesivas exclusivas nas portas, com a silhueta de uma guitarra e rodas de liga leve de 15 polegadas. O motor é o 1.6 de 104 cavalos.

domingo, 24 de março de 2013

Novo Chevrolet Prisma 2013

 
 
 
 
 
 A Chevrolet ressucita o modelo Prisma com esta versão 2013. Do velho Prisma, só restou o nome, deste que seria teoricamente o sedã do novo modelo Onix.

O preço do sedã começa em R$ 34.990, e oferece, de série, desde a versão de entrada (a LT com motor 1.0; o Onix tem a mais básica ainda LS), direção hidráulica, freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição da força da frenagem), airbag duplo, sensor de estacionamento, coluna de direção com ajuste de altura, acendimento das luzes após o destravamento das portas e travamento automático das portas aos 15 km/h, chave canivete com abertura remota do porta-malas, banco do motorista regulável em altura, vidros elétricos dianteiros, alarme e protetor de cárter, além de para-choques na cor da carroceria e rodas de 14 polegadas (cobertas por calotas). Este pacote considerável tenta barrar um de seus concorrentes, o Hyundai HB20S 1.0 que oferece praticamente os mesmos ítens, mas com R$ 4,5 mil a mais no preço final.

Você pode incrementar o seu novo carro com mais alguns acessórios, como ar-condicionado e MyLink (juntos, eles custam R$ 3.500 extras). Caso você opte apenas pelo ar, o valor adicional é de R$ 2.200 (o MyLink custa R$ 1.300; não há desconto se levar os dois). A pintura metálica adiciona R$ 1.000 ao valor final do carro. São só cinco opções de cores: branco, preto, vermelho (sólidas), prata e cinza. 

O sistema MyLink  é intuitivo, apesar de confuso num primeiro contato. O GPS só funciona caso você tenha um aplicativo compatível com o sistema (BringGo) no seu celular, assim como os novos aplicativos TuneIn (que permite aos usuários sintonizarem, pela internet do celular, mais de 70 mil estações de rádio em todo o mundo) e Stitcher (que fornece aos passageiros, também pela internet, podcasts de vários canais de comunicação).
Internamente o Prisma tem acabamento refinado na medida do possível, mas com certeza muito melhor que o modelo antigo e bem mais ajustado. O espaço traseiro é ótimo para duas pessoas e razoável para três, já que o passageiro do meio perde o apoio de cabeça e tem de usar cinto sub-abdominal. No geral, um interior que agrada tanto quanto o da versão 1.4 , não há diferenças aparentes entre um e outro.

O motor SPE/4 1.0 é uma evolução do antigo VHC, que depois virou VHCE. Ele rende 80 cv e 9,8 kgfm de torque com etanol e 78 cv e 9,5 kgfm com gasolina. São quase os mesmos números que o motor de 1 litro e três cilindros do HB20 sedã, em resumo, o que dá para oferecer para um motor 1.0 e não espere bons rendimentos com o carro cheio, neste caso, o 1.4 seria a melhor opção para você.Na cidade, o Prisma faz 9,8 km/litro de etanol e  11,1 km/l na estrada (o ar-condicionado  ligado nos dois momentos). São medidas bem razoáveis para um carro 1.0.

O novo Prisma tem no mercado seus concorrentes diretos o Volkswagen Voyage, Fiat Grand Siena, hyunday HB20S e em último caso o Renault Logan (projeto velho para concorrer com as novidades). Sinceramente a "briga" fica entre o Prisma e HB20s se considerarmos as vendas de seus hatchies.